CARAS (Brazil)

A TRILHA DO SUCESSO DE EMMA STONE, A FAVORITA AO OSCAR

AOS 35 ANOS, ATRIZ PODE VENCER SEGUNDO PRÊMIO COM FILME QUE LEVANTA DISCUSSÕES PELO MUNDO

- Por Daniel Palomares

Na Inglaterra vitoriana, uma mulher grávida, Bella Bexter, comete suicídio, mas seu corpo é recuperado por um cientista que consegue salvar o bebê e retira o cérebro do feto para substituir o da mãe. Essa é a impression­ante história de Pobres Criaturas, longa pelo qual a atriz americana

Emma Stone (35) concorre ao Oscar pela quarta vez. Se vencer, ela leva sua segunda estatueta dourada para casa, uma marca e tanto para uma atriz tão jovem.

O filme do cineasta grego

Yorgos Lanthimos (50) se consagrou como um dos maiores fenômenos da temporada de premiações, sendo um sucesso entre público e crítica. O diretor tentava tirar a história do papel há 15 anos e recebeu todo o apoio da atriz para realizar a empreitada: além de protagonis­ta, Emma

“Você tem toda essa energia em você. É um presente.”

“Fiquei enlouqueci­da pela ideia de não viver me julgando ou cheia de culpa.”

também é produtora do longa, que também concorre ao Oscar de Melhor Filme. “Aprendi a confiar nela. Eu desenvolvi­a o filme ao lado dela depois de cada dia de filmagens. Emma nunca tinha feito isso antes, mas confiei nela. Foi uma experiênci­a recompensa­dora”, comemora o cineasta.

Na história, Bella tem a chance de recomeçar a vida do zero, aprendendo a falar e descobrind­o o mundo pela primeira vez. O filme causou polêmica pelas inúmeras cenas de sexo, mas Emma defende a personagem pelas discussões que ela propõe sobre um mundo no qual as pessoas não estão presas a amarras sociais de seu relacionam­ento ou do gênero com o qual se identifica­m. “Acho que esse é o motivo pelo qual fiquei tão enlouqueci­da por Bella. É a ideia de não viver se julgando ou sempre cheia de culpa, ou sob os contratos sociais que você aprende

quando ainda é criança e está crescendo”, opina a atriz. “Parte da natureza da ansiedade é que você está sempre assistindo a si mesmo. Isso é algo horrível de se dizer, mas é uma condição muito egoísta de se ter. Não quero insultar pessoas com ansiedade, eu mesma ainda sofro com isso, mas isso acontece porque você pensa demais sobre você próprio. ‘O que vai acontecer comigo? O que eu disse? O que eu fiz?’. Enquanto isso, Bella se relaciona com o mundo ao redor dela por meio de experiênci­as. Tudo é sobre como ela se sente sobre cada coisa”, completa Emma.

Nascida no estado americano do Arizona, Emma lida com crises de ansiedade desde a infância e só conseguiu superar os problemas com a ajuda de terapia e também com as aulas de teatro que começou a fazer aos 10 anos de idade. “Eu tinha ataques de pânico na casa de amigas, pensando

“Teria sido impossível sem o apoio dos meus pais. Sou muito sortuda.”

que o lugar estava pegando fogo. Eu sempre achava que algo ruim ia acontecer, precisava que todo mundo me dissesse que ficariam bem e que não iriam morrer”, relembra a atriz. “Eu disse para um monte de jovens que lutam contra a ansiedade que eu vejo esse problema, de certa forma, como um suporpoder. Não é algo errado. Temos ferramenta­s para lidar com isso. E se você utiliza essa ansiedade para algo criativo, algo que você seja apaixonado, que seja interessan­te, essa ansiedade será seu combustíve­l porque você não consegue não sair da cama e se mexer. Você tem toda essa energia dentro de você e isso é como um presente”, reflete.

Em 2004, ela convenceu os pais de que queria seguir na carreira de atriz e se mudou para Los Angeles. “Teria sido impossível sem o apoio dos meus pais. O fato de que financeira­mente a gente conseguiri­a bancar essa mudança foi

“A natureza da ansiedade é que você está vendo a si mesmo.”

“Eu ainda tenho muito cresciment­o e muito trabalho pela frente.”

muito importante. Não consigo ignorar isso. É muito incomum. Eu fui extremamen­te sortuda de ter essa oportunida­de”, agradece a atriz. Em Hollywood, Emma teve sua primeira grande oportunida­de no filme Superbad – É Hoje, de 2007. Ela começou a carreira se destacando em papéis de comédia como em A Casa das Coelhinhas (2008), e Zumbilândi­a, (2009). Em 2010, ganhou sua primeira protagonis­ta em A Mentira, fenômeno adolescent­e que impulsiono­u sua carreira, garantindo sua primeira indicação ao Globo de Ouro.

Depois de sucessos de bilheteria como Histórias Cruzadas (2011) e Homem-aranha (2012), Emma conquistou a primeira indicação ao Oscar em 2015, por Birdman. Mas foi com o musical La La Land, no ano seguinte, que ela venceu o prêmio de Melhor

Atriz, desbancand­o nomes como Meryl Streep (74). “Eu me inspiro em cada uma das mulheres indicadas nessa categoria, todas tão extraordin­árias. É a maior honra que já tive na vida estar ao lado de vocês. Obrigada a minha família por tudo. Eu ainda tenho muito cresciment­o e trabalho pela frente”, agradeceu no discurso.

Na atual temporada de prêmios, Emma já faturou o Globo de Ouro como Melhor Atriz de Comédia, além do BAFTA e do Critics Choice de Melhor Atriz. Tudo aponta para sua nova vitória no Oscar, mas ela ainda enfrenta grande concorrênc­ia, especialme­nte de Lily Gladstone (37), de Assassinos da Lua das Flores, que venceu o importante SAG. Mesmo que Emma não fature o segundo Oscar da carreira, é impossível negar sua trajetória de sucesso.

“É a maior honra que já tive na vida estar ao lado de mulheres extraordin­árias.”

“Eu vejo a ansiedade como um superpoder. Temos ferramenta­s.”

 ?? ?? Emma iniciou a carreira em filmes cômicos, como A Mentira, de 2010
Emma venceu as crises de ansiedade e pânico graças à terapia e às aulas de teatro, mas acredita que o problema também serve como combustíve­l para a sua criativida­de e todo o trabalho duro. Ao longo da carreira, ela já conseguiu receber quatro indicações ao Oscar e conquistou uma vitória.
Emma iniciou a carreira em filmes cômicos, como A Mentira, de 2010 Emma venceu as crises de ansiedade e pânico graças à terapia e às aulas de teatro, mas acredita que o problema também serve como combustíve­l para a sua criativida­de e todo o trabalho duro. Ao longo da carreira, ela já conseguiu receber quatro indicações ao Oscar e conquistou uma vitória.
 ?? ?? A atriz se divertiu nos bastidores do SAG Awards em 2017
A atriz se divertiu nos bastidores do SAG Awards em 2017
 ?? ?? Em 2015, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvant­e em Birdman
A estrela é a grande favorita para levar o Oscar de Melhor Atriz em 2024 pelo trabalho controvers­o no filme Pobres Criaturas.
Em 2015, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvant­e em Birdman A estrela é a grande favorita para levar o Oscar de Melhor Atriz em 2024 pelo trabalho controvers­o no filme Pobres Criaturas.
 ?? ?? Emma em
Los Angeles, em 2009...
Emma em Los Angeles, em 2009...
 ?? ?? ... no Globo de Ouro, em 2017...
... no Globo de Ouro, em 2017...
 ?? ?? Em 2024 no BAFTA, em Londres...
Em 2024 no BAFTA, em Londres...
 ?? ?? ... e no almoço do Oscar
... e no almoço do Oscar
 ?? ?? ... em Toronto, em 2010...
... em Toronto, em 2010...
 ?? ?? ... em lançamento de 2012, em LA...
... em lançamento de 2012, em LA...
 ?? ?? A Mentira foi seu primeiro papel principal
A maior concorrent­e de Emma na disputa pelo Oscar deste ano é a atriz Lily Gladstone, que pode fazer história como a primeira mulher indígena a vencer na categoria.
A Mentira foi seu primeiro papel principal A maior concorrent­e de Emma na disputa pelo Oscar deste ano é a atriz Lily Gladstone, que pode fazer história como a primeira mulher indígena a vencer na categoria.
 ?? ?? A atriz se emocionou ao receber seu primeiro Oscar em 2017
A atriz se emocionou ao receber seu primeiro Oscar em 2017
 ?? ?? A atriz é ladeada por Mahershala Ali, Viola Davis e Casey Affleck
Além do Oscar, Emma já venceu outros prêmios importante­s como o Globo de Ouro, o SAG Awards, o BAFTA e o Critics Choice.
A atriz é ladeada por Mahershala Ali, Viola Davis e Casey Affleck Além do Oscar, Emma já venceu outros prêmios importante­s como o Globo de Ouro, o SAG Awards, o BAFTA e o Critics Choice.
 ?? ?? ... em Westwood, em 2019
... em Westwood, em 2019
 ?? ?? Emma festeja a vitória do Oscar de Julianne Moore
Emma festeja a vitória do Oscar de Julianne Moore

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil