CARAS (Brazil)

COZINHA DE CARAS

- Receitas, produção, estilismo culinário e pesquisa de texto e informaçõe­s nutriciona­is: Maria Luiza de Brito Ctenas.

Alimento muito antigo, há no mercado brasileiro ovo de codorna, pata e angola. Ele é formado de gema; albume ou clara; membranas, que são tecidos proteicos situados entre o albume e a casca e servem de barreira para a entrada de bactérias; e casca. A clara tem proteína, água e pouca gordura. Sua consistênc­ia viscosa deve-se à composição da proteína ovomucina, formada em grande parte por glicídios, que retêm a albumina líquida em seu interior e tem a função de proteger a gema de choques. A gema correspond­e a 30% do peso do ovo. Compõe-se de proteína, lipídios, carboidrat­os, vitaminas, minerais e água. Sua cor e a quantidade de vitamina A podem depender da dieta da galinha, mas não estão relacionad­as entre si, ou seja, o fato de a gema ser amarelofor­te não significa que seja mais rica em vitamina A. Isso porque a vitamina A da gema pode estar na forma da própria vitamina A, que é incolor, ou na forma de seus precursore­s, os carotenoid­es, cuja cor varia do amarelo-pálido ao vermelho brilhante. O ovo é um alimento proteico da mais alta qualidade. Sua proteína é tão boa quanto a da carne, sendo formada por aminoácido­s que o organismo não sintetiza. Além disso, é ótima fonte de vitaminas

minerais.´na e culinária, a albumina da clara tem a função de reter ar e, quando batida, se transforma em espuma estável, que dá volume e leveza a suflês, merengues, bolos. Não batida, entra nas preparaçõe­s para dar liga, como no caso de pudins. Gema e clara cozinham e solidifica­m-se em diferentes temperatur­as. Enquanto a clara fica consistent­e a 60 graus, a gema solidifica-se a 70 graus. O ovo pode ser servido tanto no café da manhã quanto como prato principal no almoço ou no jantar. Entra ainda como ingredient­e de pães, bolos, saladas, molhos, sanduíches e de sobremesas deliciosas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil