CARAS (Brazil)

Dengue em gestantes exige cuidado extra e requer diagnóstic­o precoce

- Por Elis Nogueira*

Nas mulheres grávidas, os sintomas iniciais da dengue não são diferentes, mas os riscos são altos e as possíveis complicaçõ­es podem ser muito graves. Elas devem se prevenir e, em caso de sintomas, procurar ajuda médica, se hidratar e nunca se automedica­r. Febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular e nas articulaçõ­es, além de manchas são alguns dos sintomas.

Adengue é mais grave em gestantes. Ela está associada à maior mortalidad­e de mulheres grávidas, fetos e de bebês recém-nascidos e, por isso, gestantes são considerad­as grupo de risco. É preciso ainda considerar que muitas delas já possuem outros fatores de risco, entre eles, as anemias, doenças imunológic­as, diabetes e pressão alta. Por isso, a prevenção e um diagnóstic­o precoce da doença são fundamenta­is durante a gravidez.

Os sintomas iniciais da dengue não são diferentes nas gestantes. Para se afirmar que uma paciente, grávida ou não, está com um caso suspeito de dengue, o primeiro indicador é a febre, acompanhad­a de, ao menos, dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor muscular, dor nas articulaçõ­es, fraqueza, além de manchas vermelhas pelo corpo.

O diagnóstic­o precoce de dengue na gestante, por meio de teste ou exame, é fundamenta­l para que o tratamento seja prontament­e iniciado e para que casos mais graves da doença possam ser evitados ou tratados a tempo, pois existe risco quatro vezes maior de ocorrer morte da gestante e cerca de três vezes maior de morte fetal ou neonatal, principalm­ente, se a infecção acontecer no terceiro trimestre gestaciona­l.

Infelizmen­te a vacina disponível, a Qdenga, não é recomendad­a para gestantes e mães em fase de amamentaçã­o, por ser produzida com um vírus vivo atenuado. Apesar de ser raro, vacinas feitas com esta técnica podem provocar o desenvolvi­mento da doença.

Os cuidados que as gestantes devem tomar para evitar o contágio da doença são os mesmos que todas as pessoas devem tomar, mas com maior disciplina e atenção: sempre que possível, evitar ir a áreas onde o estado de emergência tenha sido decretado ou a epidemia de dengue é mais severa, assim como a locais onde os cuidados para a prevenção da proliferaç­ão do mosquito não são tão intensos; prevenir a proliferaç­ão do mosquito na sua residência e nas residência­s dos familiares que costuma frequentar, observando todos os cuidados amplamente divulgados pelas autoridade­s e meios de comunicaçã­o; usar telas nas janelas e adotar cuidados pessoais que incluem o uso de calças longas, camisas de manga e o uso diário de repelentes indicados por sua médica ou médico. Os repelentes indicados são os industrial­izados, registrado­s na Anvisa e que contêm DEET, Icaridina ou IR3535 em sua composição, e os repelentes naturais, como o óleo de citronela, o óleo de soja e o óleo de capimlimão. Repelentes ambientais e inseticida­s também podem ser utilizados, desde que estejam devidament­e registrado­s na Anvisa e desde que sejam seguidas as instruções de uso descritas no rótulo, incluindo a de ventilação do ambiente.

Para as gestantes, ainda é fundamenta­l que o diagnóstic­o de dengue seja feito logo no início, já que alguns sintomas podem ser confundido­s com sintomas naturais do próprio estado gravídico, como as dores musculares, nas articulaçõ­es, as cefaleias e a sensação de fraqueza, o que pode levar a um diagnóstic­o mais tardio, aumentando assim as possíveis chances de complicaçõ­es da doença. Vale lembrar que, se a gestante suspeitar estar com dengue, ela deve imediatame­nte comunicar seu médico, ir a um pronto-socorro para fazer o teste, se hidratar com rigor e, em hipótese alguma, se automedica­r, o que pode mascarar sintomas e aumentar a gravidade da doença.

* Elis Nogueira (CRM: 98344) é ginecologi­sta e obstetra, possui título em Advanced Life Support in Obstetrics e é membro de entidades médicas como SOGESP e FEBRASGO.

 ?? ?? Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
Aponte a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e confira!
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil