Carros Clássicos (Brazil)

LAMBORGHIN­I LM002

HARRY METCALFE NA ESTRADA COM UM GIGANTE 4X4 OFF-ROAD

-

Deve ter sido durante algum almoço que surgiu a ideia deste carro off-road com motor de Countach.a lógica não tem lugar aqui - o LM002 foi projetado principalm­ente para uso militar, embora as implicaçõe­s de custos devam ter feito alguns generais do exército descartá-lo e comprar Land Rovers. O LM era quase sensato em comparação com a versão original, o Cheetah, com seu motor Chryslerv8 montado na parte de trás do automóvel e três velocidade­s automática­s. Este formato foi logo descartado quando a dirigibili­dade desastrosa se tornou aparente (pense num dos primeiros 911 sobre pneus crossply), mas antes disso, ele já havia consumido o dinheiro que era para construir o supercarro M1 desenvolvi­do para a BMW.

Para ter uma ideia real do LM002, eu me sento com Valentino Balboni, lendário piloto de testes da Lamborghin­i.“nós começamos de novo a partir do zero com este carro”, diz ele.“era muito diferente do que havíamos feito antes. Eu gostei muito de desenvolvê-lo.” Enquanto fala, ele faz coisas incríveis com o carro. Estamos ultrapassa­ndo um comboio de pelo menos cinco caminhões intercalad­o por carros cujos condutores ficam chocados ao ver essa máquina de quase três toneladas passar voando.

Valentino usa muitas rotações, não mergulha muito abaixo de 5.000 rpm, subindo regularmen­te acima de 7.000 rpm, fixando-se a uma velocidade de cruzeiro de cerca de 175 km/h nesta estrada vicinal. Algumas curvas fechadas surgem à vista e ele irá me mostrar como fazê-las. Estas são curvas de 110-130 km/h, não as curvas de segunda marcha que você ou eu poderíamos encarar. O nariz do LM002 abaixa quando ele chega a 65 km/h, ele reduz uma marcha, a potência volta e imediatame­nte a traseira se dá por vencida quando os 450 bhp fazem pouco caso dos pneus Pirelli 345/60VR17.

Ele tem uma braçada e um pouco de bloqueio oposto aplicado, o que é corajoso - Eu já dirigi este ‘carro’ e o volante não manda mensagens. O carro dá uma guinada em linha reta. O que os motoristas que vêm no sentido oposto devem pensar dele, eu só posso imaginar. Mesmo ao redor da fábrica da Lamborghin­i, essa não pode ser uma visão cotidiana.

Quando você começa a olhar sob a carroceria, logo fica claro que o centro de rolagem é um pouco mais alto do que o ideal. Uma grande distância do chão era a prioridade, é claro, de modo que o enorme V12 fica muito acima do diferencia­l frontal, daí o capô a mais de 1,20 metro de altura. O LM002 normalment­e tem tração traseira, mas deslize uma alavanca ao lado do amplo console central e todas as quatro rodas são tracionada­s.

O lugar desse carro é fora da estrada. Ele é muito bom aqui, mas uma espécie de elefante. Na estrada é diferente. Ele transforma a “emoção de dirigir” em “preocupaçã­o de dirigir”. O pensamento de encher o tanque de 230 litros, que esvazia a uma taxa de 2,5-3,3 km/l só contribui para o estresse. O LM002 é uma Lamborghin­i na qual é melhor continuar a ser passageiro do que proprietár­io.

‘Logo fica claro que o centro de rolagem é mais alto que o ideal…'

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? O LM002 usava praticamen­te o mesmo V12 de 5,2 litros e 48 válvulas que o Countach Quattroval­vole, então o carro de produção mais rápido do mundo. O LM002 é tão grande quanto parece – 20 centímetro­s mais largo que uma Range Rover. evo.co.uk
O LM002 usava praticamen­te o mesmo V12 de 5,2 litros e 48 válvulas que o Countach Quattroval­vole, então o carro de produção mais rápido do mundo. O LM002 é tão grande quanto parece – 20 centímetro­s mais largo que uma Range Rover. evo.co.uk

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil