Carros Clássicos (Brazil)

OS ANOS DOS SUPERCARRO­S

-

Então, os anos 1990 nos deram o carro mais rápido que o mundo já havia visto (F1), confortave­lmente o segundo mais rápido (XJ220) e toda uma série de mísseis de asfalto, fazendo ou excedendo 321 km/h. Chuck Yeager quebrou a barreira do som, o supercarro fazendo jus ao seu nome.a Ferrari consolidou sua adesão ao clube das duas toneladas com o carro de estrada mais rápido de todos os tempos, o Enzo, embora ele tenha enfrentado forte concorrênc­ia do Porsche Carrera GT e do novo Pagani Zonda C12S. Curiosamen­te, o Zonda com carroceria de carbono alegava ser o sucessor espiritual da Mclaren e, na filosofia de concepção, os paralelos eram claros.

Mas a influência da F1 nos carros seguintes acabou sendo mais abrangente do que isso. Ela agiu como uma catalisado­ra, acendendo uma iniciativa de “o céu é o limite” para preencher o vácuo deixado pela NASA.A F1, prematuram­ente saudada como um fenômeno único na década anterior, foi apenas o ponto de partida para esta.

Os projetos seguiram em duas direções.a primeira foi exceder a fenomenal velocidade máxima da F1 e proezas de aceleração geral, qualquer que fosse a potência e tecnologia necessária.a segunda, talvez mais realista, era aplicar os princípios de leveza e eficiência da Mclaren em busca de velocidade sem excesso. A primeira abordagem encontrou sua expressão máxima no Bugatti Veyron, o carro de 1.000 bhp, 16 cilindros, turbo quádruplo e tração nas quatro rodas que efetivamen­te fez para a Mclaren o que a Mclaren havia feito para o XJ220, esmagando sua velocidade máxima e registros de aceleração e, de uma vez por todas, demarcando um novo limite para o desempenho do supercarro.

Só que, próximo ao final da primeira década do novo milênio, o Bugatti, longe de ser considerad­o

O Bugatti tornou-se apenas mais um alvo para atirar

como o ápice absoluto de supercarro, tornou-se apenas mais um alvo para atirar. O 9ff GT9-R, o Ultimate Aero SSC e o Koenigsegg CCXR todos pretendiam exceder a máxima de 405 km/h do Veyron e, além de uma certa velocidade, uma vez que a vantagem da tração nas quatro rodas do Veyron era superada, acelerar mais.

Ao mesmo tempo, o minimalism­o ultraleve está forjando novos extremos para o que se tornará o local preferido dos supercarro­s do futuro: a pista. E vieram o Caparo T1 e o Ariel Atom 500. Mil bhp por tonelada é o novo 312 km/h.

O primeiro presidente negro dos Estados Unidos, um programa para levar o homem de volta à Lua, o iphone e 0-160 km/h em 5 segundos.as coisas poderiam ser piores.

 ??  ?? O Koenigsegg CCXR foi apenas um dos supercarro­s produzidos para superar o Bugatti. O 9ff GT9-R (acima) foi outro
O Koenigsegg CCXR foi apenas um dos supercarro­s produzidos para superar o Bugatti. O 9ff GT9-R (acima) foi outro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil