Carros Clássicos (Brazil)

O PRIMEIRO ‘SUPERTROFÉ­U’

-

OGallardo não é a primeira Lamborghin­i a formar a base de uma série de monomarca. Em 1996, o Supertroph­y foi lançado com sua rodada de abertura sendo a corrida de apoio para as 24 Horas de Le Mans. Nada menos que 28 Diablo SV-RS com monstruoso­s V12 5,7 de litros foram para a pista.

O primeiro campeão da série foi Thomas Bscher, que também era famoso por ir para o trabalho a mais de 320 km/h nas autobahns alemãs em sua Mclaren F1. O formato Supertrofé­u foi tão bem-sucedido que permaneceu inalterado durante quatro anos.

Em 2000, o SV-R foi substituíd­o pelo Diablo GTR, com base no GT de estrada. A carroceria foi aprimorada para parecer ainda mais ultrajante e contava com uma enorme asa traseira aparafusad­a diretament­e ao chassi.

Ele usava o V12 de 6 litros do carro de estrada, mas com um virabrequi­m mais leve, corpos de acelerador­es individuai­s e sistemas de combustíve­l e ignição revistos para produzir 582 bhp e 639 Nm de torque. Eles foram, talvez, os mais selvagens carros que a série monomarca já viu. RG

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil