Carros Clássicos (Brazil)

962C Leyton House

-

Os protótipos esportivos Porsche 956 e 962 foram os mais bem-sucedidos carros de corrida de resistênci­a de todos os tempos. Para os padrões dos carros de corrida, eles eram produzidos em massa, mesmo vindo com uma chave de ignição.

O 956 dominou os primeiros dias do Grupo C após seu lançamento em 1982. Para atender às regras da IMSA americana, o projeto foi revisto em 1984, como o 962, com uma maior distância entre eixos e uma caixa de pedal colocando os pés do motorista atrás da linha do eixo dianteiro.

Todos tiveram versões do clássico boxer de seis cilindros Porsche com capacidade­s variadas, o 962 com um único turbo conforme as regras da IMSA e o 962C com duplo turbo para eventos do Mundial de Resistênci­a.

O desenvolvi­mento constante manteve o 962 competitiv­o por dez anos. Mais de 100 de todos os tipos foram construído­s e, com a pressão sobre a capacidade de produção, foi permitido que equipes escolhidas fabricasse­m suas próprias versões modificada­s, utilizando peças Porsche. O carro da Leyton House, chassi 962CK6-87 com um motor duplo turbo de 2.826 cc, foi construído dessa forma pela Kremer Racing para as 24 Horas de Le Mans de 1987, na qual terminou em quarto lugar. Essa foi sua primeira e única corrida, com o carro sendo mantido na coleção Kremer até 1998. Como um carro de uma única corrida original e inalterado, ele deve ser exclusivo.

O colecionad­or Paul Michaels o adquiriu em 2006. Preferindo preservá-lo, ele nunca irá conduzi-lo, mas gostou de ver John Watson em ação em Goodwood. O carro é mantido pela Roger Heavens Racing.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil