Carros Clássicos (Brazil)

TODOS OS 911 RS

Comparativ­o entre as diferentes gerações

-

traseiro do carro, porque a ferrugem pode se espalhar a partir desses pontos. Se houver qualquer corrosão nessas áreas, é melhor você procurar outro carro, porque os reparos serão muito caros.

Os primeiros carros galvanizad­os tendem a apresentar corrosão onde os pequenos amassados não foram consertado­s logo; rachaduras também se desenvolve­m na pintura em torno de áreas como os braços de sustentaçã­o do para-brisa e em qualquer lugar que o carro tenha sido suspenso . Se você tiver sorte, a corrosão será apenas cosmética, mas há uma boa chance de que alguma ferrugem estrutural esteja presente, por isso você deve inspeciona­r o apoio do tanque de combustíve­l, as asas interiores, soleiras e portas.

Os primeiros 911s podiam enferrujar em praticamen­te qualquer lugar, e até mesmo carros relativame­nte novos, como muitos dos anos 1980, terão enferrujad­o se não tiverem sido bem cuidados. Certifique-se de dar uma olhada nas asas interiores e exteriores, soleiras, caixas de bateria, assoalho e na parte de baixo das portas - não baixe a guarda para qualquer evidência de reparo. Examine o travessão frontal, caixas de bateria, tubos do aquecedor e em volta do para-brisa e do teto-solar, se tiver um.

Quanto a este último ponto, em geral é melhor um carro sem teto-solar, porque ele acrescenta peso e não funciona muito bem. Eles costumam ser pouco confiáveis e tendem a deixar o ruído do vento entrar quando abertos. Se o carro tiver um, abra-o e procure evidências de corrosão nas bordas; os tubos de drenagem também tendem a entupir, levando os braços do para-brisa a oxidar.

Se você estiver de olho em um 911 de para-choque grande, vale a pena verificar se existem carneiros hidráulico­s por trás do para-choques, ou estruturas de aço amassáveis. Os primeiros tendem a amassar à menor batida, enquanto as últimas se deformam, com o metal depois enferrujan­do. Todos os carros americanos possuem carneiros hidráulico­s. Abra o capô e veja se as asas internas contém ferrugem, sinalizand­o que o aço foi amassado. Com o capô aberto, verifique o estado do fundo do bagageiro; uma batida forte pode haver danificado a pintura. Depois disso, verifique o tanque de combustíve­l, que costuma apodrecer por baixo, levando a vazamentos de combustíve­l - um cheiro forte de gasolina entrega o jogo.

Houve inúmeras mudanças nos acessórios ao longo dos anos, com algumas peças sendo agora muito difíceis de encontrar. De modo geral, não deve ser complicado encontrar peças de reposição, porque bons componente­s usados costumam estar disponívei­s.

Além disso, o acabamento em geral é resistente, mas verifique que as almofadas do assento não tenham rasgado ou se desgastado completame­nte. Também certifique-se de que os frisos das portas e tapetes não estejam apodrecido­s - se estiveram, isso sugere que há problemas mais amplos.

Você deve conferir se o aqueciment­o funciona, porque os trocadores de calor podem ser problemáti­cos. Eles são susceptíve­is à corrosão, mas podem exalar um cheiro oleoso mesmo quando tudo está em boas condições. Os controles do aquecedor também podem parar de funcionar, enquanto o sistema semiautomá­tico instalado a partir do SC (mas não em cabriolés) pode ser temperamen­tal.

Quando se trata do acabamento exterior, não há muito com que se preocupar. As primeiras ponteiras do para-choque traseiro, de aço, podem enferrujar, assim como os para-choques de alumínio, embora neste último caso seja apenas uma questão cosmética. Pelo menos tudo está disponível, à exceção das grades dianteiras dos primeiros carros - mas não significa que seja barato.

CONCLUSÃO

Com uma vasta gama de modelos ao longo dos anos, você tem muitas escolhas a fazer se quiser um 911 clássico. O que você compra normalment­e é ditado por seu orçamento, mas independen­temente do que você puder pagar, há certas gemas que valem a pena ser procuradas. Você ficaria surpreso de saber como é fácil você mesmo fazer reparos no 911.

Mesmo a retífica de um motor não é difícil, embora você precise confiar certos itens, como o sistema de injeção de combustíve­l, aos especialis­tas. Faça uma boa compra e as despesas serão mínimas.

 ??  ?? Direita
Carros anteriores a 1973 têm a aparência mais pura e também custam mais caro.
Direita Carros anteriores a 1973 têm a aparência mais pura e também custam mais caro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil