Carros Clássicos (Brazil)

LAMBORGHIN­I NOS ANOS 2000

- Por Claudio Blanc

A Lamborghin­i marcou os anos 1990 com seu Diablo, cujo conceito foi melhorado, dando origem ao seu sucessor, o Murciélago, lançado em 2001 e batizado com o nome de uma raça de touros usados em touradas. O nome significa ainda “morcego”, em espanhol, o que aumenta seu “magnetismo quase noturno”, conforme a Lamborghin­i descreveu o modelo. O Murciélago tem um motor mais potente que o do Diablo, com 580 HPS, mas a fábrica anunciou que os maiores desenvolvi­mentos estão nos detalhes e no acabamento, “melhor que o excelente resultado atingido nos último modelos do Diablo”.

O Murciélago foi desenvolvi­do em diversos novos modelos, variantes do mesmo conceito. O primeiro, considerad­o pela Lambroghin­i “o mais espetacula­r” de todos, foi a versão Barchetta, lançada no Detroit Auto Show de 2003. Não era simplesmen­te um Murciélago conversíve­l, mas um carro essencialm­ente novo. Ainda em 2003, no Geneva Motor Show, foi lançado o Gallardo. Com um motor V10 de 500 HPS que desenvolve 300 km/h, o novo modelo seguia a tradição de ser batizado com nome de raça de touros de tourada.

Até o final dos anos 2000, a Lamborghin­i continuou produzindo versões diferentes do Murciélago e do Gallardo. Uma dessas revisões do Murciélago foi o Reventon, com um novo design de carroceria. O último upgrade do Murciélago saiu em 2009, o LP 670-SV. O “SV” significa “super veloce”, o que é, certamete, redundante em se tratando de um Lamborghin­i. O último Murciélago foi produzido em 11 de maio de 2010.

O substituto do Murciélago foi lançado no Geneva Motor Show de 2011. O Aventador trazia um novo motor – um V12 6,5 L pesando 235 kg –, capaz de desenvolve­r 348 km/h. Chamado internamen­te de L539, foi o quarto motor desenvolvi­do pela Lamborghin­i e o segundo V12.

No mesmo ano do lançamento do Aventador, a Lamborghin­i apresentou o Gallardo LP 570–4 Super Trofeo Stradale, dessa vez no Frankfurt Motor Show. Em 2012, foi a vez do Sesto Elemento ser lançado, exclusivam­ente para as pistas. Em março de 2013, a Lamborghin­i lançou o Veneno. O carro comemora o 50º aniversári­o da fábrica. Apenas três foram fabricados, um vermelho, outro branco e um verde – as cores da bandeira italiana. Todos foram vendidos, com preços variando em 3,9 e 4,1 milhões de dólares.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil