Carros Clássicos (Brazil)

O CAMARO NAS PISTAS

- por Claudio Blanc

A carreira do Camaro não se limitou só às ruas. Na verdade, o Camaro foi para as pistas logo em seguida ao seu lançamento, competindo na Trans-am Series. A Chevrolet trabalhou com o lendário Roger Penske, dono da escuderia Penske Racing e detentor do maior número de vitórias da Indianápol­is 500 como proprietár­io, para tocar sua fábrica voltada exclusivam­ente para essa competição. Como resultado, o Camaro venceu a Trans-am em 1968 e 1969, com Mark Donohue (1937 – 1975) atrás do volante. Contudo, apesar do sucesso, a equipe de Penske foi substituíd­a pelo Chaparral Team do piloto e construtor Jim Hall, em 1970.

Fora dos Estados Unidos, em 1971 e 1972, o Camaro venceu o Australian Touring Car Championsh­ip, o campeonato australian­o da Classe Turismo, nas mãos de Bob Jane, um dos maiores pilotos da história do automobili­smo da Austrália. Ainda fora dos Estados Unidos, na Suécia há uma série especial, a Camaro Cup, com campeonato­s anuais desde 1975.

Entre 1975 e 1989, o Camaro foi o primeiro carro americano a substituir o Porsche Carrera RSR como carro oficial da Internatio­nal Race of Champions (IROC), competição iniciada em 1973, continuand­o até 2007. Apesar do “internatio­nal” no nome, a IROC reunia basicament­e pilotos dos circuitos ovais americanos que competiam em carros preparados por uma única equipe de mecânicos. Dessa forma, correndo com carros praticamen­te iguais, os pilotos contavam apenas com sua habilidade para vencer.

Em sua carreira nas pistas, o Camaro foi ainda pace car (carro-madrinha) oficial da Indianapol­is 500 nos anos de 1967, 1969, 1982, 1993, 2009, 2010 e 2011, além de outras competiçõe­s. Atualmente, vários Camaros participam de diversas corridas no mundo todo. É um dos carros mais usados nas drag races, participan­do de muitos campeonato­s dessa modalidade de competição.

A partir de 2010, Camaros de quinta geração participam da Classe GT da Grand-am Road Racing Championsh­ip com a equipe Pratt & Miller. A escuderia também compete na Classe Grand Sports do Continenta­l Tire Chalenge da Grand-am.

O novo Camaro COPO, lançado em 2012, com apenas 69 unidades produzidas, participa atualmente das Classes Stok/super Stock da NHRA Drag Racing. Em 2013, o Camaro é o carro mais usado pelas equipes das Séries NASCAR.

 ??  ?? Camaro GS Racecar Concept no Sema Show 2008
Camaro GS Racecar Concept no Sema Show 2008
 ??  ?? Roger Penske sempre acreditou no potencial do Camaro
Roger Penske sempre acreditou no potencial do Camaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil