Carros Clássicos (Brazil)

MEDIDOR ELÉTRICO DO NÍVEL DE COMBUSTÍVE­L*

- Texto: Luiz Guedes Jr. Fotos: Saulo Mazzoni

Entre 1961 e meados de 1967, o besouro produzido no Brasil vinha com medidor de combustíve­l elétrico que fazia a leitura da posição da boia no interior do tanque. “O instrument­o no painel tem um circuito elétrico ajustado para medir a variação de resistivid­ade da boia dentro do tanque, indicando a quantidade de combustíve­l”, explica o engenheiro mecânico Walter Abramides, sócio da oficina paulistana Garage Web. Por um lado, esse sistema mais antigo apresentav­a muito menos falhas por falta de regulagem que o adotado posteriorm­ente, por cabo (que abordamos na última edição). “Por outro lado, o sistema mais moderno é muito mais simples e fácil de regular que o elétrico”, avalia o especialis­ta. Segundo Abramides, em caso de falta de precisão na marcação do medidor elétrico, o melhor a fazer é desmontar o instrument­o e a boia, para depois levá-los a uma loja especializ­ada em reparação de instrument­os de painel. “Essa sincroniza­ção da boia com o medidor deve sempre ser feita por um profission­al capacitado. Mas o dono do automóvel já economizar­á bastante se ele próprio desmontar o conjunto, levar para o reparo e depois remontar tudo no lugar”, afirma o engenheiro, que ensina a tarefa no passo a passo a seguir.

Memorize ou anote a posição de todos os fios liberados do marcador, evitando o risco de invertê-los na hora da remontagem

 ??  ?? * Válido apenas para modelos produzidos até o primeiro semestre de 1967, quando o Fusca nacional ainda mantinha sistema de 6 volts e medidor elétrico de combustíve­l para a leitura da boia do tanque.
* Válido apenas para modelos produzidos até o primeiro semestre de 1967, quando o Fusca nacional ainda mantinha sistema de 6 volts e medidor elétrico de combustíve­l para a leitura da boia do tanque.
 ??  ?? Padrão antigo O medidor elétrico equipou o besouro nacional com sistema 6 volts
Padrão antigo O medidor elétrico equipou o besouro nacional com sistema 6 volts

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil