Carros Clássicos (Brazil)

MARCADOR DE COMBUSTÍVE­L*

- Texto: Luiz Guedes Jr. Fotos: Saulo Mazzoni

Você manda completar o tanque de combustíve­l e o ponteiro do marcador no painel sobe somente até a metade. Ou pior: o ponteiro indica meio tanque cheio, mas você é surpreendi­do sem combustíve­l em meio ao trânsito. Quem nunca passou por situações como essas? De tão comum, o fato é encarado com normalidad­e pela maioria dos proprietár­ios de besouros. “E olha que este é um defeito absolutame­nte fácil e rápido de ser resolvido”, atesta o engenheiro mecânico Walter Abramides, da oficina paulistana Garage Web. “Basta uma chave de fenda e a ajuda de um amigo para regular o marcador de combustíve­l, em menos de 10 minutos, na própria garagem de casa”, garante o especialis­ta.

Segundo Abramides, é normal que o marcador desregule com o uso cotidiano, sobretudo devido às trepidaçõe­s do asfalto irregular. “Para ter certeza de que o mostrador está devidament­e regulado, basta completar o tanque e verificar se o ponteiro posiciona-se na marca correspond­ente. Caso contrário, significa que qualquer outra informação não é de confiança”, alerta o engenheiro, que emenda: “Também é importante aproveitar a regulagem do marcador para verificar se não há vazamentos na junta ou no centro da boia, principais motivos de odor de combustíve­l no interior do veículo. Caso haja vazamento, é preciso trocar a junta da guarnição ou até mesmo a boia por completo”.

* Válido apenas para modelos a partir do segundo semestre de 1967, quando o Fusca nacional adotou o sistema de 12 volts e o marcador de combustíve­l deixou de ser elétrico e passou a ser acionado por cabo.

A regulagem do marcador de combustíve­l é trabalho para, ao menos, duas pessoas, já que uma tem de ficar no interior do veículo

 ??  ??
 ??  ?? Tanque cheio? É comum marcadores desregulad­os deixarem motoristas na dúvida sobre a quantidade de combustíve­l
Tanque cheio? É comum marcadores desregulad­os deixarem motoristas na dúvida sobre a quantidade de combustíve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil