Carros Clássicos (Brazil)

DE OLHO NOS FARÓIS

- Texto: Luiz Guedes Jr.

Aprincípio, verificar a eficiência e realizar a troca das lâmpadas dos faróis de um automóvel pode até parecer uma tarefa bastante simples. Afinal, basta acender o farol. Se a lâmpada iluminar, está funcionand­o. Caso contrário, basta substituí-la por uma nova, certo? “Mais ou menos”, alerta o engenheiro mecânico Walter Abramides, proprietár­io da oficina paulistana Garage Web. “O simples fato de a lâmpada iluminar não significa que o farol esteja atuando corretamen­te. É preciso ficar atento a alguns detalhes, que vão da regulagem ao tipo correto da lâmpada utilizada”, detalha o especialis­ta.

No caso do Fusca nacional, por exemplo, houve mudanças de especifica­ções em três períodos distintos. De 1950 a 1967, o besouro utilizou as lentes “deitadas”, popularmen­te conhecidas como “olho de boi”, além de lâmpadas assimétric­as de 6 volts (lembrando que, de 1959 a 1962, existiram ainda versões equipadas com faróis tipo “Sealed Beam”, unidades seladas, os quais não se troca somente a lâmpada, mas todo o conjunto óptico). Em meados de 1967, as lâmpadas passaram a 12 volts, mas as lentes dos faróis permanecer­am “deitadas” – “olho de boi” – até o final de 1972. Em 1973, as lentes dos faróis diminuíram e passaram a ser verticais, “de pé”, porém com o vidro curvo – mantido até o final de 1975.

De 1976 em diante, até o final da produção da série “Itamar”, o Fusca nacional passou a sair de fábrica com lentes verticais de vidro plano. Além disso, a partir de 1974, o besouro também ganhou a opção de lâmpadas bi-iodo. “É fundamenta­l observar essas caracterís­ticas na hora de substituir uma lâmpada queimada. Caso contrário, o farol pode até iluminar, mas certamente não oferecerá o foco correto previsto pelas ranhuras daquela lente”, destaca Abramides, que ensina a seguir o passo a passo de como substituir uma lâmpada queimada no besouro.

 ?? Fotos: Saulo Mazzoni ?? Cada lente, um caso As “ranhuras” do vidro da lente são projetadas para diferentes tipos de lâmpadas
Fotos: Saulo Mazzoni Cada lente, um caso As “ranhuras” do vidro da lente são projetadas para diferentes tipos de lâmpadas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil