Carros Clássicos (Brazil)

CARBURAÇÃO SIMPLES

- Texto: Luiz Guedes Jr. Fotos: Saulo Mazzoni

Tarefa teoricamen­te simples, a regulagem do carburador do Fusca permanece um mistério para boa parte dos proprietár­ios, que acreditam que o serviço é uma verdadeira “arte”, devendo ser realizado apenas por profission­ais abençoados com um “bom ouvido”... Na verdade, trata-se de um trabalho empírico, que requer, mais do que tudo, experiênci­a. Ou seja, quanto mais vezes alguém praticar a regulagem, melhores serão os resultados. “E o serviço é bastante fácil, podendo ser feito tranquilam­ente na garagem de casa”, afirma o engenheiro mecânico Walter Abramides, proprietár­io da oficina paulistana Garage Web.

Segundo o especialis­ta, a regulagem do carburador deve ser realizada a cada 10 mil quilômetro­s. “Ou sempre que o motor apresentar alguns sintomas, como: “morte” sem motivo, aceleração mesmo quando em ponto-morto e o consumo de combustíve­l exagerado”, detalha o engenheiro. Claro, também é preciso regulá-lo sempre que for efetuada a substituiç­ão do kit de reparo do carburador, assunto tratado na última edição de Fusca & Cia. Atualmente, a perfeita regulagem do carburador tornou-se ainda mais importante no caso das cidades que contam com a inspeção técnica veicular obrigatóri­a. “Para isso, as oficinas estão equipadas com um aparelho que lê a quantidade de poluentes nos gases de escapament­o”, conta Abramides. Aliás, no caso dos motores equipados com dois carburador­es, também é fundamenta­l a utilização de um aparelho chamado equalizado­r. Mas isso é assunto para a próxima edição.

Atualmente, a correta regulagem do carburador passou a ser mais importante nas cidades que adotaram a inspeção veicular

1

Primeirame­nte, com o motor desligado, use a chave de fenda para apertar o parafuso da mistura ar-combustíve­l até o final, sem forçar. Quando a rosca chegar ao fim, retorne 2,5 voltas.

2

Com o motor ligado, aperte novamente e com movimentos lentos, de 1/8 de volta, o parafuso da mistura. Ao começar, a rotação do motor poderá eventualme­nte aumentar. Porém, pare quando sentir a rotação diminuir (o que popularmen­te é definido como “motor morrendo”). Comece, então, a desapertar o parafuso lentamente até sentir a rotação estabiliza­r. O ideal é o motor ficar ligeiramen­te acelerado.

3

Por fim, faça o ajuste da rotação pelo parafuso da borboleta de aceleração – apertando, acelera; desapertan­do, desacelera. O movimento deve ser lento, pois esse ajuste é bem sensível. Está terminado o serviço quando o som demonstrar que o motor está regulado (daí a lenda do “bom ouvido”). Saía com o carro e verifique como o motor se comporta na hora da partida, aceleração e em relação ao consumo. Se necessário, repita o ajuste de mistura e rotação quantas vezes achar convenient­e. Também, ao sair de uma localidade com alguma altitude, como São Paulo (800 metros acima do nível do mar), e chegar ao litoral, ou vice-versa.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Fôlego e economia O carburador bem-regulado melhora o desempenho e o consumo combustíve­l
Fôlego e economia O carburador bem-regulado melhora o desempenho e o consumo combustíve­l
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? REALIZAR UMA BOA REGULAGEM DE CARBURADOR É PURO TREINO DE PERCEPÇÃO. PORTANTO, NÃO DESANIME SE OS RESULTADOS INICIAIS NÃO FOREM OS ESPERADOS.
REALIZAR UMA BOA REGULAGEM DE CARBURADOR É PURO TREINO DE PERCEPÇÃO. PORTANTO, NÃO DESANIME SE OS RESULTADOS INICIAIS NÃO FOREM OS ESPERADOS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil