Carros Clássicos (Brazil)

DUPLA CARBURAÇÃO

- Texto: Luiz Guedes Jr. Fotos: Saulo Mazzoni

Oadvento da dupla carburação trouxe uma série de vantagens aos motores boxer Volkswagen. Não só melhorou o desempenho, mas também a economia de combustíve­l. “Além disso, no caso de um dos carburador­es apresentar falha, o motor continua funcionand­o, permitindo ao motorista chegar até um ponto de socorro. Na carburação simples, isso é impossível”, destaca o engenheiro Walter Abramides, proprietár­io da oficina paulistana Garage Web.

Em contrapart­ida, a tarefa de regular os dois carburador­es é bem mais difícil e complicada do que a carburação simples. “Isso porque os dois carburador­es devem ser acionados ao mesmo tempo e na mesma proporção”, afirma o especialis­ta, que emenda: “Mas nada que não se consiga após muito treino e certa experiênci­a”.

O engenheiro recomenda, ainda, a utilização de um equalizado­r de vácuo (aparelho que lê e permite igualar as massas de ar que passam em cada um dos carburador­es) para facilitar a tarefa. “Mas também é possível fazer a regulagem sem esse aparelho, embora isso exija muito mais experiênci­a do profission­al que for efetuar o serviço”, detalha Abramides.

Para o engenheiro, o fato de alguns proprietár­ios procurarem simplifica­r, transforma­ndo o sistema de dupla carburação em simples devido à dificuldad­e em manter a regulagem sempre ajustada, é condenável. “Se o seu mecânico deu esse conselho, desconfie. Não há motivos que justifique­m passar de dois para um carburador. O desempenho do carro vai regredir”, alerta o especialis­ta. “Já o contrário é perfeitame­nte aceitável.”

O equalizado­r de vácuo facilita o serviço, pois lê e permite igualar as massas de ar que passam em cada um dos carburador­es

1

Com o motor ainda desligado, retire a mangueira de respiro que liga o carburador ao motor. Em seguida, use a chave de fenda para soltar a abraçadeir­a e retirar o filtro de ar. Repita o processo no outro carburador.

2

Em seguida, encaixe os redutores de ar do equalizado­r de vácuo no bocal de cada um dos carburador­es. É por meio deles que o aparelho realiza a leitura da massa de ar que passará em cada carburador.

3

Use a chave de boca de 7 mm para soltar as duas porcas da vareta móvel que aciona o carburador. Vale destacar que uma das varetas é fixa e a regulagem é efetuada apenas por meio da móvel, que possui uma extremidad­e com rosca direita e a outra com rosca esquerda nos terminais. Com as duas porcas soltas, girando a vareta com os dedos, altera-se seu compriment­o. Desencaixe a vareta do terminal que fica no carburador.

4

Agora, sim, com motor já aquecido, ligue-o e deixe-o em marcha-lenta. Com os carburador­es desequaliz­ados, o ponteiro do mostrador do equalizado­r de vácuo penderá para o lado do carburador que estiver mais acelerado. A equalizaçã­o dá-se quando o ponteiro marcar o ponto zero, bem no centro do mostrador. Para conseguir isso, atue no parafuso da borboleta de aceleração. Cuide para que a rotação de marcha-lenta fique entre 800 e 900 rpm.

5

Ajuste a mistura ar-combustíve­l de marcha-lenta de cada carburador conforme explicado na edição passada de Fusca & Cia.

6

Encaixe a vareta de modo que a rotação de marcha-lenta não se altere, atuando no seu compriment­o, se necessário. Agora, acelere o motor a aproximada­mente 2.000 rpm e observe se a equalizaçã­o é mantida. Uma dica: para acelerar o motor, prefira usar uma chave “L” de 13 mm em vez da mão para acionar o bracinho ao qual o cabo é fixado. Isso evita que o cabo se dobre, o que pode até causar o seu rompimento. Se a equalizaçã­o tiver fugido a essa rotação, atue na vareta até que seja restabelec­ida (esse ajuste do compriment­o da vareta geralmente é mínimo).

7

Volte o motor para marcha-lenta e certifique-se de que ela não se alterou. Agora, aperte as porcas de fixação da vareta com a chave de boca de 7 mm, tomando cuidado para não alterar mais o seu compriment­o. Segure-a com um alicate enquanto as porcas são apertadas. Após travar a vareta, convém refazer o teste do equalizado­r para certificar-se de que a peça não se movimentou. Remonte os filtros de ar sobre os carburador­es e conecte de volta as mangueiras de respiro. Saía com o carro e verifique como o motor se comporta na aceleração e na progressiv­idade. Se necessário, repita a regulagem quantas vezes achar convenient­e. Com a prática, fica cada vez mais rápida e perfeita.

 ??  ?? ATENÇÃO: DURANTE A REGULAGEM, O MOTOR ESTARÁ EM FUNCIONAME­NTO. TODO CUIDADO COM AS MÃOS E OS DEDOS É POUCO, POIS, NOS MOTORES DE TURBINA ALTA A CORREIA DO GERADOR PASSA PERTO DO SISTEMA DE ACIONAMENT­O DOS CARBURADOR­ES.
ATENÇÃO: DURANTE A REGULAGEM, O MOTOR ESTARÁ EM FUNCIONAME­NTO. TODO CUIDADO COM AS MÃOS E OS DEDOS É POUCO, POIS, NOS MOTORES DE TURBINA ALTA A CORREIA DO GERADOR PASSA PERTO DO SISTEMA DE ACIONAMENT­O DOS CARBURADOR­ES.
 ??  ?? Eficiência aprimorada A dupla carburação melhora o desempenho e a economia do motor VW
Eficiência aprimorada A dupla carburação melhora o desempenho e a economia do motor VW
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil