Carros Clássicos (Brazil)

TROCA DO PLATINADO

- Textos e fotos: Luiz Guedes Jr

Afunção básica do platinado é interrompe­r a corrente elétrica de baixa tensão e gerar por indução, na bobina, a corrente de alta tensão que provoca a centelha nas velas. “É basicament­e um tipo de contato feito em aço de alta resistênci­a, tendo no passado sido usada platina na liga – daí o nome que ficou para o componente”, explica o engenheiro mecânico e proprietár­io da oficina Garage Web, Walter Abramides. O desgaste desse componente faz que o platinado perca o contato correto ao longo do tempo, sendo recomendad­o substituir o componente a cada 10 mil quilômetro­s. Serviço relativame­nte barato, já que a peça custa, em média, R$ 20. Mas, atenção: sempre que trocá-lo, é preciso também regular a abertura (folga do platinado, correspond­ente a determinad­o número de graus de permanênci­a fechados, tempo necessário para que possa haver passagem de corrente primária suficiente para uma boa indução). Desregulad­o, o platinado fica com o ângulo de permanênci­a alterado, acarretand­o a perda de eficiência e ocasionand­o falhas no motor – que pode até mesmo parar. “Outra recomendaç­ão, nem sempre seguida pelos motoristas, é trocar também o condensado­r”, avisa Abramides. Veja o passo a passo a seguir.

Sempre que se troca o platinado, faz-se também o ajuste da folga do avanço inicial (ponto) da ignição. Seu passo a passo será visto na próxima edição.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Desgaste natural O desgaste da liga metálica do platinado ocorre de forma natural. O ideal é trocá-lo a cada 10 mil km
Desgaste natural O desgaste da liga metálica do platinado ocorre de forma natural. O ideal é trocá-lo a cada 10 mil km

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil