Carros Clássicos (Brazil)

MARCA REGISTRADA

ALTERAÇÕES NO ESTILO MARCAM As das grades de radiador da linha Opala DETALHES CARACTERÍS­TICOS DE CADA GERAÇÃO DO MODELO

-

Lançada em 1968, a primeira geração do Opala, seguindo uma tendência comum na década de 1960, tinha a grade do radiador estampada de alumínio. Essa moda começou nos Estados Unidos, por volta de 1958, quando as fábricas deixaram de utilizar materiais como Zamak (pesado e de fabricação trabalhosa) e o aço inox (muito caro).

ALUMÍNIO

O alumínio não pode ser usado em estado puro. Por isso, sempre é misturado com outros metais, como cobre, manganês e zinco. No caso das grades do Opala, neste material, foi utilizada uma liga com silício e magnésio. Este composto permitia obtenção de excelente acabamento, principalm­ente após a peça ser anodizada e polida.

PLÁSTICO

Em 1975, procurando reduzir ainda mais os custos, a General Motors passou a equipar o Opala com uma nova grade, moldada em plástico ABS. Esse material sintético, além de apresentar ótima estabilida­de dimensiona­l, resistênci­a aos agentes atmosféric­os e químicos e boas caracterís­ticas térmicas, pode ser facilmente pintado ou metalizado. Entretanto, o ABS sofre envelhecim­ento precoce e perda de suas caracterís­ticas quando exposto constantem­ente à radiação ultraviole­ta. Por isso, as grades com esse material precisam ser pretas ou receber uma pintura protetora.

OFERTA

Ainda é possível encontrar, nas lojas especializ­adas e nas “feirinhas de pulgas” dos eventos de antigomobi­lismo, as grades utilizadas por todos os modelos da linha Opala. Por serem mais antigas e raras, já que deixaram de ser fabricadas há muitos anos, as peças de alumínio são mais valorizada­s. As grades de plástico, especialme­nte as sem pintura, são mais fáceis de serem fabricadas e ainda podem ser adquiridas em grandes lotes, diretament­e dos fabricante­s.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil