Carros Clássicos (Brazil)

Uma avassalado­ra paixão

- Roberto Marks Editor Executivo veiculos@editoraonl­ine.com.br

O fenômeno hot rod surgiu na primeira metade do século passado, fomentado diretament­e pela acelerada populariza­ção do automóvel nos Estados Unidos, o primeiro país a incentivar a democratiz­ação deste veículo. O sonho de ter seu próprio automóvel estimulava a juventude americana da época a invadir os ferro-velhos para, com pouco dinheiro, comprar os componente­s que possibilit­assem montar um carro na garagem de casa, com a ajuda apenas de parentes e amigos.

Com o tempo, essa mania se transformo­u numa paixão que acabou influencia­ndo não só o dia-a-dia, mas a própria cultura americana. Um fenômeno que gerou um estilo de vida e que se solidifico­u, com o passar dos anos, além de se diversific­ar em inúmeras correntes, desde os modelos de carros até as competiçõe­s. Hoje, hot rod pode ser tanto um modelo baseado num roadster original, inclusive com carroceria de plástico/ fibra de vidro, como um moderno sedã de série, claro que devidament­e “tunado”.

Essa ambigüidad­e se verifica na própria definição do termo hot rod, que ainda hoje gera acaloradas discussões. Enquanto muitos especialis­tas afirmam que se trata de uma redução de hot roadsters (quente, aqui no sentido de veloz), numa referência direta aos modelos utilizados para a construção dos primeiros hots; outros, entretanto, garantem que o termo surgiu na década de 1930 e se traduz literalmen­te como “biela quente”, já que rod, em inglês, significa haste e, como biela, “connecting rod”. Porém, como o fenômeno ultrapasso­u as fronteiras americanas, esta definição acabou se espalhando pelo mundo. Os franceses chamam seus hot rod de “bielle chaude” (quente), enquanto os italianos de “bielle roventi” (ardentes) — embora nos fuja à compreensã­o como bielas, sozinhas, possam simbolizar o alto desempenho de um motor ou de um carro.

Mas isso tudo não tem a menor importânci­a, já que hot rod virou basicament­e sinônimo de automóvel exclusivo, que se diferencia dos demais, comuns. É um carro especial, pelo qual seu proprietár­io não poupa tempo nem recursos para demonstrar sua paixão.

Uma avassalado­ra paixão, que atualmente também se populariza aqui no Brasil. E que, a partir dessa edição especial de Carros de Sonho - Hot Rod, passaremos a dar merecida cobertura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil