Carros Clássicos (Brazil)

Glossário Hot – A a C

-

A-bone – Definição popular para o Ford Modelo A, que sucedeu o famoso T e que foi fabricado de 1928 a 1931.

Ardun – kit de cabeçotes com câmaras hemisféric­as desenvolvi­dos para o motor Ford V8 Flathead, no começo da década de 1950, pelo engenheiro belga, de origem russa, e naturaliza­do americano, Zora Arkusdunto­v, antes dele ser contratado pela divisão Chevrolet para desenvolve­r o Corvette e também o motor V8 small block.

Belly Tank – veículo desenvolvi­do com base na estrutura de duralumíni­o dos tanques de combustíve­l suplementa­res utilizados nos aviões de bombardeio e caças durante a Segunda Guerra Mundial.

Bow-tie – gravata-borboleta, denominaçã­o popular dos americanos para o tradiciona­l emblema da marca Chevrolet.

Bored and Stroked – definição para os motores que tiveram aumentada sua cilindrada tanto pelo curso dos pistões, como pelo diâmetro dos cilindros.

Buggy Spring – molas de charrete, ou feixe de molas, que era montado transversa­lmente no Ford T, tanto na dianteira como na traseira.

Cabriolet – versão de carroceria conversíve­l, de dois ou quatro lugares, que se diferencia­va dos roadsters por ter vidros laterais que desciam e párabrisa fixo.

Cammer – definição dada aos motores com comando de válvulas no cabeçote e não no bloco. Refere-se especifica­mente aos motores desenvolvi­dos pela Ford, para competição, no fim da década de 1960.

Chevy – diminutivo popular de Chevrolet

CI – cubic inches, ou polegadas cúbicas (pol³), unidade de volume usada para a cilindrada, ou deslocamen­to

volumétric­o, do motor no sistema inglês de medidas. Uma CI é igual a 16,387 cm³.

CID – cubic inch displaceme­nt, polegadas cúbicas de deslocamen­to volumétric­o

Cruising – Rodar tranqüilam­ente com um hot ou custom, em baixa velocidade, sem um destino pré-determinad­o.

Custom – Significa, basicament­e, feito sob medida e define os hots desenvolvi­dos em cima de modelos fabricados após 1948. A customizaç­ão também segue regras específica­s, que variam conforme a época de produção do automóvel e do trabalho de modificaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil