Carros Clássicos (Brazil)

A mais popular

- Roberto Marks

A linha “F”, que define os veículos comerciais da Ford, surgiu em 1948 com o lançamento da picape F-1. Desde então, vem sendo produzida ininterrup­tamente nas mais diversas configuraç­ões. De picapes a caminhões, já que para os americanos é tudo a mesma coisa: tanto uma picape como um caminhão são definidos apenas como truck. A linha “F” é também a líder de vendas no ranking geral de veículos comerciali­zados nos Estados Unidos. Anualmente, cerca de 1 milhão de unidades desta linha são vendidos no mercado americano, com destaque para as picapes. Conforme dados da própria Ford, a produção total desta linha, em mais de 55 anos, está na casa de 30 milhões de unidades.

A F-100, que atualmente não está mais em linha de produção, é o modelo mais popular desta família. Produzida ou montada em diversos países, além dos Estados Unidos e inclusive no Brasil, a F-100 pode ser considerad­a como um dos modelos mais importante­s da história do automóvel. Lançada em 1953 para suceder a F-1, ficou em produção por trinta anos, até 1983. Mas é a primeira geração (produzida nos Estados Unidos até 1957 e no Brasil de 1957 a 1963) a preferida pelos rodders em todo o mundo. Pelo seu estilo exuberante, com os volumes muito bem definidos destacando-se o conjunto de grade, capô e pára-lamas dianteiros, o projeto original da F-100 atiça a criativida­de dos que querem um modelo com o verdadeiro espírito Hot Rod.

No Brasil, ela foi produzida a partir de 1957, com o motor V8 de 272” (4.500 cm3). Em 1959, sofreu pequenas, mas importante­s alterações, destacando-se a instalação do pára-brisas panorâmico. Esta versão ficou em linha até 1963, quando foi sucedida pela segunda geração do modelo, de linhas mais retas. A produção brasileira da primeira geração, entretanto, foi pequena: inferior a 30 mil unidades. Por isso mesmo não é fácil encontrar uma F-100 desta série, especialme­nte original e em razoável estado de conservaçã­o. Mesmo assim, se o desejo é montar um hot diferencia­do, vale a pena procurar pelo modelo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil