Carros Clássicos (Brazil)

AMERICAN GRAFFITI

- (R.F.)

Em 1971, o então desconheci­do diretor George Lucas finalizou THX 1138, filme de ficção científica que, ao contrário de seus futuros trabalhos, foi um grande fracasso. Para esquecer o fiasco, Lucas realizou durante 1972, com um modesto orçamento de US$ 750.000, a comédia dramática American Grafitti, que tinha como pano de fundo os desejos da juventude americana no início da década de 1960.

Os maiores astros de American Grafitti, que no Brasil foi denominado “Loucuras de Verão”, não eram seus atores, mas sim o hot rod Ford 1932 five-windows de John Milner (Paul Lemat) e o Chevrolet One-fifty, versão básica do Bel Air 1955 de Bob Falfa (Harrison Ford). Ambos os veículos realizam o “racha” do fim do filme, onde o Chevrolet preto capota devido à interferên­cia da atriz Cindy Willians. Por sinal, um trecho que geralmente costuma ser cortado nas reprises da televisão.

Vale destacar que o five-windows era um típico hot daquela época, mas o Bel Air, um street, ainda era algo raro. Por sinal, o Bel Air de Harrison Ford (que durante o filme foi apelidado de “Harrison Chevy” pelos colegas do elenco), equipado com motor 454 V8 e câmbio manual de quatro marchas, era na verdade o mesmo carro utilizado em outro filme marcante na “cinematogr­afia” do automóvel: “Two-lane Blacktop”, de 1971, que tinha como atores principais o cantor James Taylor e Dennis Wilson, baterista do grupo The Beach Boys.

No Brasil, este filme recebeu o título de “Corrida sem Fim” e mostra os dois personagen­s atravessan­do os Estados Unidos, com dinheiro apenas para comer e para a gasolina. O dinheiro, por sinal, era ganho em apostas de rachas pelo caminho, sendo que Taylor, ainda bem cabeludo, era o “piloto” do carro, enquanto Wilson, seu fiel escudeiro, o “mecânico”.

 ??  ?? Cartaz de American Grafitti, primeiro sucesso de George Lucas, diretor que ficaria conhecido pela série Star Wars
Cartaz de American Grafitti, primeiro sucesso de George Lucas, diretor que ficaria conhecido pela série Star Wars

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil