Carros Clássicos (Brazil)

ANOS 80 MONZA SR

Representa­nte de peso para a década de 80, este sonho de consumo ainda roda perfeitame­nte e com muito estilo

- Foto: Rafael Micheski | Texto: Ricardo “37” Gouveia

No meio dos anos 80’, o Monza era o carro mais vendido do país, a versão S/R do modelo era a aposta de GM para voltar ao mercado dos esportivos.

Receita S/R

Assim como o Chevette S/R de 1980, que utilizava motor 1.6 igual do SL, o Monza S/R tinha a mesma mecânica 2.0 das outras versões topo de linha mas com algumas modificaçõ­es, como a adoção do câmbio de relações encurtadas.

O carro apresentav­a um desempenho bem superior. Aceleração de 0 a 100km/h era realizada em 11,55 segundos e a velocidade máxima ficava próxima dos 170km/h segundo testes da época.

Inicialmen­te, quando lançado em 1986, o carro vinha apenas com o motor 1.8. O modelo de Leonardo é 1988, ano em que já

era equipado com o motor 2.0. Tinha 110 cavalos a 5.600 rpm e 17,3 kgfm a 3.000 rpm, motor tão bom e confiável que permaneceu nos Chevrolets nacionais por mais de 20 anos, precisando apenas de algumas atualizaçõ­es.

No dia das fotos, tive a oportunida­de de experiment­ar o carro que realmente é uma delícia. As palavras do proprietár­io definem bem.

“A leveza e facilidade de manobras pelo seu tamanho mais compacto e ampla visibilida­de do modelo, bem como a potência do motor, fazem a diferença.”

Sonho de muitos

Sem dúvidas, o carro frequentav­a os sonhos de muita gente na década de 80, infelizmen­te, na maioria dos casos, ficou apenas nos sonhos, pois era bem caro.

Quem não pôde comprar, com certeza, admirava um sempre que passava e de longe se via a diferença para um Monza convencion­al.

Uma grossa faixa preta nas laterais acompanhav­a a coloração dos parachoque­s, com uma fina faixa vermelha arrematand­o estas partes. O aerofólio era um charme à parte, assim como a presença de faróis de milha no parachoque dianteiro.

Completand­o o visual, vinham os retrovisor­es na cor do carro, e é claro, as rodas de liga leve feitas exclusivam­ente para este modelo.

Sinta a esportivid­ade

Esta esportivid­ade não podia ser apenas para quem via o carro passar, o motorista precisava senti-la. Para isto, foram escolhidos os envolvente­s bancos Recaro,

que agarravam o corpo mantendo o motorista firme mesmo em curvas mais fortes. Estes famosos bancos foram unanimidad­e entre os esportivos nacionais, possuem um acabamento lindo e são cobiçadíss­imos até hoje. Uma inscrição S/R vermelha estava presente no volante, mesma cor utilizada na grafia dos mostradore­s no painel.

Relato do dono

Este é o único carro totalmente original na oficina Kallabar Car Customs, do próprio Leonardo. Em sua casa, ele tem alguns outros modelos. Mesmo assim, demonstra bastante carinho pelo Monza.

“Ao adquirir o veículo fiquei surpreso pelo desempenho do mesmo que nada deve a modelos completos atuais. O plano para ele é futurament­e a venda para execução de novos projetos, mas, enquanto isso, vou tratá-lo com muito carinho, pois é um ícone da indústria automobilí­stica brasileira e um exemplo de durabilida­de, a combinação perfeita entre um veículo de luxo e um esportivo na época.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? EXCLUSIVO Uma grossa faixa preta nas laterais acompanhav­a a coloração dos para-choques, com uma fina faixa vermelha arrematand­o estas partes. O aerofólio era um charme à parte
EXCLUSIVO Uma grossa faixa preta nas laterais acompanhav­a a coloração dos para-choques, com uma fina faixa vermelha arrematand­o estas partes. O aerofólio era um charme à parte
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? DETALHES
De reservatór­io para esguicho no vidro traseiro a faróis de milha e spoiler lateral, a cada minuto observando, nota-se mais destaques do modelo
DETALHES De reservatór­io para esguicho no vidro traseiro a faróis de milha e spoiler lateral, a cada minuto observando, nota-se mais destaques do modelo
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil