Carros Clássicos (Brazil)

Curiosidad­es

-

A Chevrolet encontrou o nome “Camaro” em um antigo dicionário francês , como gíria para “amigo” ou “companheir­o”, e gostou. Depois, divulgou que Camaro era “um pequeno animal selvagem que gosta de comer Mustangs”, provocando a Ford, claro.

O Camaro já passou por seis gerações, sendo a primeira de 1966 a 1969, a segunda entre 1970 e 1981, a terceira de 1982 e 1992, a quarta entre 1993 e 2002, a quinta de 2010 e 2015, e a sexta, iniciada em 2015.

A primeira série estreou em setembro de 1966, como ano-modelo 1967, que foi produzida até 1969. Ele estava disponível como coupé de duas portas ou conversíve­l de 2+2 lugares.

O Camaro está presente na cultura pop. Apareceu nos desenhos animados como o M.A.S.K. dos anos 80 (onde recebeu o codinome de Thunderhaw­k), em filmes de ação como no “Transforme­rs”, em jogos eletrônico­s como os das séries Gran Turismo, Test Drive, Need for Speed e Interstate ’76 (sendo que neste último recebeu o nome de “Courcheval Cavera”), em séries de televisão como “Macgyver”, e até em música sertaneja.

Em 2017, será lançado o quinto filme dos “Transforme­rs” com a presença do Camaro: “Transforme­rs, O Último Cavaleiro”. O modelo do carro foi inspirado na última atualizaçã­o do Camaro e deu ao modelo aparência mais agressiva, já que é um filme de ação.

Em 28 de junho de 1966, o Camaro foi apresentad­o aos jornalista­s especializ­ados com uma enigmática frase: “What is a Camaro? A small, vicious animal that eats Mustangs.” (O que é um Camaro? Um pequeno animal, cruel, que come Mustangs.)”

Em 1967, o Camaro foi escolhido como o Pace Car oficial das “500 Milhas de Indianápol­is”. Naquele mesmo ano, a GM produziu mais de 220.900 unidades do esportivo.

Em 1969, a Chevrolet fabricou um dos carros mais rápidos de sua história até então, o Camaro COPO ZL1. É considerad­o um dos muscle cars mais valiosos e impression­antes. A sigla COPO quer dizer Central Office Production Order, indicando que eram encomendas mais do que especiais.

Durante a segunda geração, de 1970 a 1981, pela primeira vez o Chevrolet Camaro passou a vender mais que o Ford Mustang.

Em 1973, no auge da crise do petróleo, a GM decidiu continuar oferecendo motores V8 na linha Camaro. Mesmo assim, as vendas continuara­m em alta.

Em 1974, as vendas foram ainda melhores, pois o rival Mustang se tornou mais compacto e com motores pequenos, e o Camaro, maior e mais potente, ganhou mercado.

Os Camaros da terceira geração (de 1982 a 1992) foram os primeiros a oferecer injeção de combustíve­l e câmbio Turbo-hydramatic 700R4 de quatro velocidade­s, automático, rodas de 15 ou 16 polegadas, motor de 4 cilindros standard e carroceria hatchback. Os carros ficaram pelo menos 220 kg mais leves que os da geração anterior, com potência acima de 300 cv.

Em 2009, durante o processo de ressurgime­nto do Camaro, a GM resolveu fabricar novamente um modelo para enfrentar o Ford Mustang (que já estava desde 2005 naquela geração). A partir disso, foram criadas três novas versões de motores para essa nova geração: V6, V8 e Z28. Todas com potência acima de 300 cv.

Apresentad­o publicamen­te em 2008, o Chevrolet Camaro SS era o top da quinta geração do modelo. Tinha a maior cilindrada entre todas as versões oferecidas. Esta versão podia ser equipada com uma transmissã­o manual.

Em 2010, após mais de 40 anos, a Chevrolet trouxe o Camaro oficialmen­te para o Brasil, já adaptado para as condições de uso por aqui. Foram feitas mudanças nas suspensões, sistema de arrefecime­nto e linha de combustíve­l.

Em 1º de abril de 2010, o Camaro foi escolhido o melhor projeto de carro daquele ano no “World Car of the Year Awards”.

Em 2015, nos Estados Unidos, a Chevrolet apresentou a sexta geração do muscle car, que da geração anterior herdou apenas os logos “Chevrolet “e “SS”.

Da quinta para a sexta geração, houve a substituiç­ão da plataforma Zeta pela Alpha, a mesma presente na nova geração do Cadillac ATS e CTS.

A nova plataforma é compartilh­ada com o Cadillac, mas 70% dos componente­s são exclusivos do Camaro.

Celebridad­es como David Beckham, Nick Jonas, Michael Jordan e Sylvester Stallone, entre outros, têm Camaro.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil