Carros Clássicos (Brazil)

O FIFTY CHEGA AO BRASIL

-

Oque é bom sempre pode melhorar. A General Motors apresentou em 16 de maio de 2015, durante a etapa da Fórmula Indy em Detroit, onde também fica a sede da empresa, a sexta geração do Camaro, o seu modelo mais icônico. O investimen­to girou em torno de US$ 175 milhões. A maior parte disso foi aplicada na aquisição de novas ferramenta­s e equipament­os, incluindo três novos sistemas de pintura que permitirão ao esportivo contar com uma série de cores exclusivas. Além disso, dois novos robôs estão otimizando o controle dimensiona­l e garantindo maior precisão na montagem. O modelo está menor (cerca de 2 polegadas mais curto que o anterior), 90 kg mais leve (usando mais alumínio em sua construção) e 55 cv mais potente. Apesar de ser o mesmo do Corvette, a GM diz que 20% do motor foi desenvolvi­do exclusivam­ente para o Camaro, como por exemplo os coletores de escapament­o. Passou a usar a plataforma GM Alpha, usada também nos Cadillac ATS e CTS.

Com essas novidades, o Camaro ganhou novamente o prêmio de “Carro do Ano” de 2016 pela revista norte-americana Motor Trend. E é impossível resistir ao novo Camaro SS. Seu desenho moderno e arrojado ainda remete aos antigos modelos, sua traseira com aparência mais agressiva, seu desempenho e tecnologia fazem dele uma atração por onde passa. Só duas peças são comuns entre o novo e o anterior: as “gravatinha­s” Chevrolet e o emblema “SS”. De resto, é tudo novo. Por dentro, mais conforto com o conceito Dual Cockpit (dois cockpits): acabamento interno premium, volante revestido de couro, câmbio e bancos com revestimen­tos exclusivos, bancos com ajuste elétrico e aqueciment­o, som e novo sistema multimídia Chevrolet Mylink, com tela de 7 polegadas touchscree­n (que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativo­s para dentro do carro). Enfim, a mesma ousadia de sempre, com qualidade de ponta. O motor 6.2 V8 tem 461 cv de potência e 62,9 mkgf de torque. Foi programado para receber gasolina brasileira e é equipado com o Active Fuel Management.

Mas o Camaro SS é muito mais: tem sensor de estacionam­ento traseiro e câmera de visão traseira na tela do Mylink (que é compatível com Android Auto e Apple Car Play, conexão 4G, Onstar e Wi-fi), além de contar com HUD – Head Up Display, uma tecnologia que nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. O HUD projeta informaçõe­s no para-brisa, à frente do motorista, para que não seja preciso desviar a atenção da estrada. Por meio do Mylink, há também a possibilid­ade do comando de voz para acessar a agenda, realizar ligações telefônica­s, ajustar GPS e áudio, mudar as configuraç­ões do veículo e usar a câmera de ré. Também é possível mudar a cor da iluminação interna. Em termos de segurança, o Camaro SS oferece o máximo: o programa eletrônico de estabilida­de (ESP - Electronic Stability Program) ajuda a manter o carro na trajetória, enquanto o sistema de controle de tração (TCS - Traction Control System) evita que os pneus girem em falso, perdendo tração. Tem seis air bags

(laterais, de cortina e frontais) e pedais que se desarmam em caso de colisão. As crianças contam com o sistema Isofix para a fixação de cadeirinha­s. No mercado norte-americano, como opção para o Camaro SS, a GM tem o motor Ecotec de 2 litros. Este quatro-cilindros usa turbo e injeção indireta de combustíve­l para gerar 278 cv e 40,48 kgfm de torque. E há o modelo intermediá­rio, 3.6 V6, de 340 cv e 39,26 kgfm. Este motor tem ainda tecnologia de desligamen­to de dois dos cilindros em baixas exigências (situações em que roda como um quatro-cilindros). Todas as versões podem ser acompanhad­as de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidade­s. A sexta geração do Camaro chegou ao Brasil no Salão do Automóvel de São Paulo 2016, sendo que as primeiras 100 unidades serão da série limitada Fifty, edição comemorati­va

lançada em vários mercados para comemorar os 50 anos do esportivo. Essa edição comemorati­va conta com detalhes visuais exclusivos, como as rodas de 20 polegadas redesenhad­as (com pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 285/30 na dianteira e 305/30 na traseira), faixas decorativa­s laranja, pintura grafite, bancos com pespontos laranja e logos da série. O Camaro lidera as vendas no Brasil em sua categoria, tendo vendido 309 unidades entre janeiro e agosto de 2016.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? CAMARO ZL1 2016
CAMARO ZL1 2016
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil