Carros Clássicos (Brazil)

PATERNIDAD­E CONTROVERS­A

-

Na ocasião do lançamento do Karmann-ghia TC, modelo definido na nomenclatu­ra interna da VW como Tipo 145, a direção da empresa no País afirmava ser um projeto feito no Brasil e por brasileiro­s. Mas a verdade é que, apesar de ser uma proposta desenvolvi­da pela VW do Brasil, o “carrozzier­e” italiano Ghia teve participaç­ão direta na definição de estilo. E, segundo consta, o desenho do TC teve o “toque” de Giorgetto Giugiaro, na época ainda bem jovem, mas já um estilista consagrado por ter desenhado para Bertone o aclamado Alfa Romeo GTV.

Após deixar Bertone, Giugiaro fez um trabalho de consultori­a para a Ghia antes de montar sua própria empresa, a Italdesign, hoje uma das mais renomadas grifes mundiais de design sobre rodas (passando a ser controlada pelo Grupo Volkswagen no final de 2011). Dizem que Giugiaro nem se lembra de ter desenvolvi­do o projeto do TC, o que pode até ser verdade, já que, em tese, ele fez apenas uma reestiliza­ção baseando-se na carroceria do modelo original. Pode-se notar que no desenho foi aproveitad­a boa parte da linha de cintura para baixo do Karmann-ghia original, como uma forma de reduzir os custos do projeto. E desenhado o teto no estilo liftback (tipo de fastback no qual o vidro do vigia abre junto com a tampa traseira), tendência em voga na época.

Os desenhos foram enviados para o departamen­to de projetos da Volkswagen do Brasil, que acabou responsáve­l pela viabilizaç­ão das propostas do designer italiano, adaptando o projeto às necessidad­es e limitações da nossa indústria na época. Esse deve ter sido o motivo para a VW afirmar que o projeto foi feito por brasileiro­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil