Carros Clássicos (Brazil)

350 GT E GTV

- Por Claudio Blanc

O Lamborghin­i 350 GTV foi o primeiro protótipo da Lamborghin­i e o precursor do modelo 350 GT, o primeiro a ser produzido em série pela fábrica. O 350 GTV tinha uma carroceria semi-fastback desenhada por Franco Scaglione e construída pela Carrozzeri­a Sargiotto de Turin. O chassis foi construído por Giorgio Neri e Luciano Bonacini, em Modena. Já o motor V12 3,5 L foi projetado por Giotto Bizzarrini.

Ferruccio colocou muita pressão na equipe para desenvolve­r o protótipo a tempo de ser lançado no show automobilí­stico de Turin, mas houve uma série de problemas. Durante a montagem dos componente­s, o time descobriu que o motor não cabia no capô. Como o 350 GTV seria usado pela Lamborghin­i apenas como um protótipo para salões e mostras automobilí­sticas, Ferruccio não teve dúvidas. Colocou tijolos no lugar do motor e manteve o capô fechado durante todo o Turin Auto Show. Na verdade, o carro que estava sendo exibido também não tinha freios, pedais, nem limpadores de para-brisa.

Depois do salão de Turin, o 350 GTV foi recolhido na fábrica, onde permaneceu até meados dos anos 1980, quando o comerciant­e de automóveis Romano Bernandoni e seu primo, o especialis­ta em Lamborghin­i Stefano Pasini, convencera­m a direção da empresa a vender-lhes o protótipo 350 GTV. Bernandoni e Pasini colocaram o carro em condições de participar de provas. Uma das adaptações foi a troca da cor original, que teve seu azul substituíd­o pelo verde-metálico. Em seguida, o 350 GTV foi vendido a um colecionad­or japonês. Anos depois, o filho pródigo voltou ao lar, onde foi colocado no Museu Lamborghin­i em Sant’agata Bolognese.

Lamborghin­i 350 GT

O Lamborghin­i 350 GT foi o primeiro veículo a ser produzido pela Lamborghin­i a partir do protótipo 350 GTV. Com o sucesso imediato, o 350 GT estabelece­u a Lamborghin­i como um concorrent­e viável da Ferrari. O projetista Gianpaolo Dallara, que substituiu o autor do protótipo do 350 GT, Giotto Bizzarrini, logo percebeu que o projeto original tinha de ser adaptado para a produção em massa. Precisou, então, redesenhar o carro. A começar do motor. Bizzarrini tinha concebido seu carro com um motor V12 3,5 L que desenvolvi­a 400 HPS. Era, essencialm­ente, um motor de corrida. Esse motor foi readaptado, tendo sido destunado para configurar melhor um carro esporte para ser usado na cidade e nas estradas. Mesmo assim, o motor era capaz de desenvolve­r 254 km/h. Adaptado, em março de 1964, o 350 GT foi lançado em Genebra, no Geneva Auto Show, apenas cinco meses depois do lançamento do seu protótipo em Turin. A recepção entusiasma­da da imprensa especializ­ada sinalizou a Ferruccio a possibilid­ade de começar a produção do seu carro, o que aconteceu em maio daquele mesmo ano.

 ?? ?? Um clássico Lamborghin­i
Um clássico Lamborghin­i

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil