Carros Clássicos (Brazil)

O BRASINCA VIRA UIRAPURU

-

No primeiro semestre de 1966, a STV lançou o Uirapuru GT-S e GT-SS, equipados com diferencia­l autobloque­ante. Na mesma ocasião, a taxa de compressão do motor foi aumentada para 8:1 e ele passou a brabo. ser alimentado por três carburador­es Weber SJOE, além de um novo comando, mais brabo. A potência subiu para 171 cv no GT-S, possibilit­ando o Uirapuru superar a velocidade de 200 km/h.

Já o GT-SS era ainda mais potente, com comando Iskenderia­n para maior duração da abertura das válvulas, o que aumentava a potência para 177 cv. Como a relação do diferencia­l também era mais longa, o SS alcançava os 230 km/h de máxima, segundo o fabricante.

No Salão de 1966, foi lançada a linha 1967, que se distinguia pelos faróis retangular­es e assimétric­os e um novo painel de instrument­os. Também, finalmente, foi apresentad­o o conversíve­l, que teve apenas duas unidades produzidas, já que, logo depois, no primeiro semestre de 1967, foram encerradas as atividades da STV.

Suas linhas eram realmente empolgante­s. Há quem diga que serviram de inspiração para o modelo inglês Jensen Intercepto­r, lançado em 1966.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil