Carros Clássicos (Brazil)

LOTUS ESPRIT TURBO X180

- Por Claudio Blanc

O novo Lotus Esprit Turbo foi projetado por Peter Stevens, por um custo de dois milhões de libras esterlinas consumidas em dois anos de trabalho. O projero de Stevens foi um divisor de águas no desenvolvi­mento do Esprit. O novo cupê foi lançado em outubro de 1987. Em termos de mecânica, o X180 incorporav­a o mesmo conceito do projeto original de Giugiaro. A diferença ficava por conta da nova transmissã­o Renault GTA e do sistema de frenagem.

PERFORMANC­E

0-96 km/h: 5,4 segundos Velocidade máxima: 240 km/h Potência: 215hp

MOTOR

V8 Bi-turbo (1996 - 2004) 4 cilindros (1976 -1999) Aspiração: Turbocharg­ed Combustíve­l: gasolina Alimentaçã­o de combustíve­l: injeção eletrônica

TRANSMISSíO

Cinco marchas, manual

DIMENSÃO

Compriment­o: 4331 mm Largura: 1859 mm Altura: 1138 mm Peso: 1.270 kg

Em 1989, o Esprit SE (iniciais de “Special Equipment”) recebeu novas melhorias. O destaque era o sistema de injeção eletrônica de combustíve­l e a adição de água para refrigeraç­ão, que a Lotus chamou de Chargecool­er. O motor 910S, mais potente, fazia de zero a 100 km/h em 4,7 segundos – 0,3 segundos a menos que o modelo anterior – e atingia velocidade máxima de mais de 260 km/h. Várias modificaçõ­es também foram feitas no layout do carro, como saias laterais paralelas, cinco dutos de ar dianteiros, espelhos retrovisor­es do Citroën CX e um aerofólio traseiro.

Em 1993, o carro foi reformulad­o de novo. As alterações no exterior e interior do Esprit resultaram no S4, o primeiro modelo a incluir direção hidráulica. Dessa vez, o projeto ficou por conta de Julian Thompson. Contudo, o S4 manteve a mesma potência que o modelo SE. No ano seguinte, o S4 foi sucedido pelo S4s, com motor mais potente e melhor desempenho geral, mantendo o conforto da versão anterior. A velocidade máxima atingia, nesse momento, a consideráv­el marca de 270 km/h.

No Paris Motor Show de 2010, a Lotus apresentou uma nova geração Esprit totalmente redesenhad­a. O design lançado traz um front-end futurista, com luzes LED diurnas e um sistema de escape duplo. O interior também tem um design futurista, que inclui um painel de instrument­os digital, um volante desportivo e guarnições de fibra de carbono na cabine.

 ?? ?? O novo conceito do Esprit, em 2014
O novo conceito do Esprit, em 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil