Carros Clássicos (Brazil)

FREIO DE MÃO

-

Você puxa a alavanca do freio de mão, também chamado de freio de estacionam­ento, mas o carro continua solto. Quem nunca viveu essa cena? Ou sofreu com um freio de mão ineficient­e na hora de arrancar numa ladeira íngreme? De tão corriqueir­o, o problema é quase sempre ignorado, sendo solucionad­o apenas nas ocasiões em que o besouro “visita” uma oficina devido a assuntos mais sérios. “E olha que não há motivos para sofrer com freio de mão desregulad­o. Na verdade, deixá-lo sempre em ordem é uma tarefa bastante simples e rápida, que qualquer um pode fazer na garagem da própria casa”, afirma Walter Abramides, engenheiro mecânico e proprietár­io da oficina paulistana Garage Web. O profission­al destaca ainda que o serviço não exige ferramenta­s especiais, tampouco mão de obra especializ­ada, como mostramos no passo a passo a seguir.

A regulagem do freio de estacionam­ento é simples e não exige ferramenta­s elaboradas, podendo ser realizada na garagem de casa e em poucos minutos

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Itemde segurança Emcasode emergência,o freiodemão­pode serusadopa­ra frearocarr­o
Itemde segurança Emcasode emergência,o freiodemão­pode serusadopa­ra frearocarr­o
 ?? ?? Abaixe toda a alavanca e puxe-a devagar, contando quantos dentes (barulhos de
“tec”) possui a regulagem atual. O ideal é que haja, no máximo, quatro dentes (“tecs”). No caso do carro usado para as fotos desta reportagem, por exemplo, contamos nove dentes, o que mostra que o freio de mão estava bastante desregulad­o.
Abaixe toda a alavanca e puxe-a devagar, contando quantos dentes (barulhos de “tec”) possui a regulagem atual. O ideal é que haja, no máximo, quatro dentes (“tecs”). No caso do carro usado para as fotos desta reportagem, por exemplo, contamos nove dentes, o que mostra que o freio de mão estava bastante desregulad­o.
 ?? ?? Com o freio de mão acionado, retire o acabamento de borracha fixado na base da alavanca para ter acesso às duas pontas roscadas, que são as extremidad­es dos próprios cabos que regulam o sistema. Se a capa estiver muito presa, use como auxílio a chave de fenda.
Com o freio de mão acionado, retire o acabamento de borracha fixado na base da alavanca para ter acesso às duas pontas roscadas, que são as extremidad­es dos próprios cabos que regulam o sistema. Se a capa estiver muito presa, use como auxílio a chave de fenda.
 ?? ?? Use uma das chaves de 10 mm para segurar a porca de baixo, enquanto a outra chave de 10 mm é usada para soltar a porca de cima da ponta roscada. Repita o processo na outra ponta roscada.
Use uma das chaves de 10 mm para segurar a porca de baixo, enquanto a outra chave de 10 mm é usada para soltar a porca de cima da ponta roscada. Repita o processo na outra ponta roscada.
 ?? ?? Para regular corretamen­te o freio de mão, use a chave de 10 mm para liberar (pouca coisa) a rosca de baixo de ambas as pontas roscadas. Em seguida, puxe a alavanca apenas até o quarto dente.
Para regular corretamen­te o freio de mão, use a chave de 10 mm para liberar (pouca coisa) a rosca de baixo de ambas as pontas roscadas. Em seguida, puxe a alavanca apenas até o quarto dente.
 ?? ?? Para que a alavanca nesta posição correspond­a ao freio de mão totalmente acionado, aperte ambas as porcas de baixo das pontas roscadas com a chave de 10 mm até encostarem. Depois, trave a regulagem, apertando a porca de baixo contra a de cima, em cada ponta roscada.
Para que a alavanca nesta posição correspond­a ao freio de mão totalmente acionado, aperte ambas as porcas de baixo das pontas roscadas com a chave de 10 mm até encostarem. Depois, trave a regulagem, apertando a porca de baixo contra a de cima, em cada ponta roscada.
 ?? ?? Concluído o serviço, é preciso verificar sua eficácia de duas maneiras. Primeiro, acione o freio até o último dente, que deve ser o quarto (quatro “tecs”), e certifique-se de que o carro realmente não sai do lugar. Depois, baixe a alavanca do freio de estacionam­ento para ver se o automóvel se move com o freio totalmente solto (se não está preso). Se qualquer uma dessas operações apresentar falhas, será preciso repetir todo o processo de regulagem. Se tudo estiver certo, basta recolocar o acabamento de borracha que cobre as pontas roscadas e porcas e curtir seu besouro.
Concluído o serviço, é preciso verificar sua eficácia de duas maneiras. Primeiro, acione o freio até o último dente, que deve ser o quarto (quatro “tecs”), e certifique-se de que o carro realmente não sai do lugar. Depois, baixe a alavanca do freio de estacionam­ento para ver se o automóvel se move com o freio totalmente solto (se não está preso). Se qualquer uma dessas operações apresentar falhas, será preciso repetir todo o processo de regulagem. Se tudo estiver certo, basta recolocar o acabamento de borracha que cobre as pontas roscadas e porcas e curtir seu besouro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil