Carros Clássicos (Brazil)

COLUNA DE DIREÇÃO V

-

ocê faz a curva, retorna o volante em linha reta e a alavanca de seta não volta sozinha à posição de descanso. Ou pior: a alavanca movimenta-se com o corpo da chave de setas, impedindo que a lanterna de pisca seja acionada corretamen­te. Para muitos proprietár­ios, problemas como esses são dores de cabeça constantes e de difícil solução, uma vez que envolvem mexer na coluna de direção e no próprio volante – mistério que nem todos estão seguros para enfrentar. “Mas, no fundo, é uma tarefa das mais simples”, pondera o engenheiro mecânico Walter Abramides, proprietár­io da oficina paulistana Garage Web. No passo a passo a seguir, o especialis­ta ensina como desmontar e verificar a eficácia dos componente­s para uma manutenção completa. “O serviço é simples e resolve problemas que incomodam na hora de guiar, como buzina que dispara sozinha, por exemplo”, afirma Abramides. “Além disso, a tarefa, que pode ser executada por qualquer um na garagem de casa, também serve para aqueles que desejam substituir o volante ou a chave de setas.”

Seta que não volta sozinha à posição de descanso, alavanca que não funciona e folga no encaixe do volante são defeitos que podem ser arrumados

PARA EVITAR CHOQUES ELÉTRICOS, CERTIFIQUE-SE DE QUE O CONTATO ESTÁ DESLIGADO E AS CHAVES ESTÃO EM SEU BOLSO.

ISSO PORQUE A BUZINA DO FUSCA SÓ FUNCIONA (TEM CORRENTE) QUANDO O CARRO ESTÁ LIGADO

1 Retire com as mãos o botão de buzina para ter acesso à porca que prende o volante e a chave de setas à coluna de direção.

2 Com o auxílio de uma chave de fenda, solte o fio da buzina que fica preso ao aro do botão. Não é preciso desligar a bateria, mas certifique-se sempre de que o contato esteja desligado e que as chaves estão em seu bolso, já que a buzina não funciona sem a ignição ligada – evitando choques elétricos.

3 Coloque o fio solto da buzina para dentro da arvore de direção, de modo que não atrapalhe a soltura da porca. Para soltá-la, use a chave de estria de 27 mm. Use uma das mãos para segurar a chave, enquanto a outra segura o volante, para que ele não vire com o movimento da porca. Em seguida, saque o volante para fora com pequenos movimentos laterais, tentando sempre mantê-lo o mais alinhado possível.

4 Sem S o volante, l é possível avaliar as condições da chave de seta. Se o problema é a falta de retorno da alavanca, existem três possibilid­ades: d 1ª) o corpo da chave pode estar muito afastado do volante, impedindo que a plaqueta de destrave do volante (detalhe A) alcance a lingueta da chave de seta (detalhe B); 2ª) a chave de seta está solta e o volante passa a posição direto e, em vez de destravar a lingueta, acaba girando toda a chave de seta; 3ª) a lingueta ou a plaqueta de destrave estão quebradas, exigindo a substituiç­ão do componente danificado.

5 Com a chave de fenda, solte o parafuso que fixa a chave de seta à coluna de direção. Atenção: o parafuso não sai, devendo apenas ser afrouxado. Em seguida, retire o componente com as mãos.

6 Use o alicate de bico para soltar a trava da mola da coluna de direção, retirando-a em seguida.

7 Por fim, retire o rolamento da coluna de direção, que deve ser substituíd­o caso o volante apresente folga ou, ainda, se a buzina estiver disparando sozinha com o carro em movimento.

 ?? ??
 ?? ?? Trabalho simples Problemasn­a colunade direçãosão comuns,mas, normalment­e, fáceisde consertar
Trabalho simples Problemasn­a colunade direçãosão comuns,mas, normalment­e, fáceisde consertar
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil