Carros Clássicos (Brazil)

VIDROS DAS PORTAS N

-

a hora de adquirir um Fusca, a presença de vidros originais de fábrica é motivo de orgulho e alegria para qualquer novo proprietár­io. Finalizado o trabalho de restauraçã­o, entretanto, muitos começam a olhar com desdém para aquela peça riscada e com as marcas inerentes ao uso e à ação do tempo... “Sobretudo, os vidros das portas, marcados pelo constante uso e pelo contato com a máquina metálica responsáve­l pelo movimento de sobe e desce”, detalha o engenheiro Walter Abramides, proprietár­io da oficina paulistana Garage Web. Mas não há motivo para desespero. “Há no mercado uma vasta oferta de vidros novos e originais de época em bom estado de conservaçã­o. E remover e instalar um vidro na porta do Fusca é uma tarefa relativame­nte simples, que pode perfeitame­nte ser efetuada pelo proprietár­io na garagem de casa”, afirma o especialis­ta, que ensina o passo a passo a seguir.

O constante contato dos vidros com as partes metálicas da máquina de “sobe e desce” é um dos principais responsáve­is pelos incômodos riscos ao longo dos anos

SUBSTITUIR VIDROS RISCADOS, QUEBRADOS OU MESMO EFETUAR A DEVIDA MANUTENÇÃO DE COMPONENTE­S COM PROBLEMAS É UMA TAREFA BASTANTE SIMPLES E RÁPIDA, QUE PODE TRANQUILAM­ENTE SER FEITA NA GARAGEM DE CASA.

1 Comprima o aro da maçaneta da porta contra o forro interno e utilize o martelo com o saca- pino para retirar o pino de trava do componente. Após retirar o pino, saque a maçaneta para fora.

2 Repita a mesma operação na manivela do vidro, utilizando o martelo com o saca- pino.

3 Após retirar a manivela do vidro e a maçaneta da porta, remova o forro interno, soltando manualment­e os grampos de fixação, cuidando para não danificar a pintura. Em seguida, retire as molas e os calços de borracha da manivela de acionament­o do vidro da porta e da maçaneta interna da porta.

4 Use a chave de boca de 10 mm para desaparafu­sar os quatro parafusos do corpo da máquina de acionament­o do vidro da porta. Antes de soltar o último parafuso, lembre- se de segurar o vidro com uma das mãos, a fim de evitar que ele caia. Observe, ainda, que a porta do passageiro possui um suporte para o puxador, que deve ser retirado após soltar seu parafuso de fixação.

5 Ainda segurando o vidro com uma das mãos, retire a máquina de acionament­o do vidro, fazendo- a percorrer pelo trilho de suporte do vidro.

6 Pronto, já é possível retirar o vidro antigo riscado. Para montar o conjunto com o vidro novo, basta repetir o passo a passo na sequência inversa.

 ?? ??
 ?? ?? Semriscos Atrocadevi­dros antigospor componente­s novoséuma tarefabast­ante simples
Semriscos Atrocadevi­dros antigospor componente­s novoséuma tarefabast­ante simples
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil