Carros Clássicos (Brazil)

CORRENTES DE AR

-

Uma das maiores reclamaçõe­s de proprietár­ios de Fusca é em relação às “correntes de ar” na cabine, que surgem espalhadas por diversos pontos da carroceria. Seja pelos cantos das portas, das janelas ou até mesmo por trás do painel – muitas vezes acompanhad­o por um desagradáv­el odor de combustíve­l –, este é um problema comumente provocado pela vedação e que aparece após longo período de uso.

Esta situação se agrava nas regiões e nas épocas mais frias. “Além de falhas no projeto, que foram sendo corrigidas pela fábrica ao longo dos anos, alguns exemplares também apresentam correntes de ar resultante­s de furos realizados por antigos donos com o intuito de instalar ou adaptar algum acessório no besouro”, afirma o engenheiro Walter Abramides, proprietár­io da oficina paulistana Garage Web. “E também tem a situação inversa; ou seja, acessórios retirados, como cabo de afogador, por exemplo, deixando buracos abertos sem utilidade e propiciand­o a formação de correntes de ar.”

A boa notícia é que é relativame­nte simples eliminar a ventilação indesejada do interior do veículo. “Chega a ser um pouco trabalhoso caçar cada ponto de entrada de ar e criar uma solução de eliminá-lo. Mas nada que não possa ser feito com um pouco de paciência pelo próprio dono do Fusca, na garagem de casa”, afirma o especialis­ta, que ensina alguns procedimen­tos, bem como aponta alguns dos pontos mais críticos de entrada de ar no besouro, no passo a passo a seguir.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil