Fa­ça chu­va ou fa­ça sol

Não há tem­po ruim pa­ra re­la­xar em­bai­xo de um pergolado!

Casa Linda - - Sonho De Consumo - Tex­to Laís Ro­dri­gues De­sign Ra­fa­el­la Bor­to­lan/Co­la­bo­ra­do­ra

Pér­go­las ou per­go­la­dos são es­tru­tu­ras ge­ral­men­te fei­tas de vi­gas de ma­dei­ra e ide­ais pa­ra a de­co­ra­ção de áre­as ex­ter­nas, co­mo jardins e va­ran­das. En­tre as van­ta­gens des­se item es­tá a pos­si­bi­li­da­de de apro­vei­tar tu­do que o ar li­vre po­de ofe­re­cer, mes­mo que o sol es­te­ja for­te ou que a chu­va não dê tré­gua. Ins­pi­re-se com es­ses dois pro­je­tos!

Só van­ta­gens

Nes­sa va­ran­da de 28m², a ar­qui­te­ta Flá­via Sá ins­ta­lou um pergolado de 11m² pa­ra dei­xar o lo­cal des­con­traí­do e acon­che­gan­te. Uti­li­zan­do o re­cur­so, foi pos­sí­vel am­pli­ar a área in­ter­na do imó­vel, que é re­du­zi­da, além de per­mi­tir que os mo­ra­do­res e seus con­vi­da­dos te­nham um es­pa­ço co­ber­to pa­ra uti­li­zar nos chur­ras­cos em di­as de sol for­te. As plan­tas uti­li­za­das re­que­rem pou­cos cui­da­dos e re­sis­tem bem ao ven­to e ao sol.

Re­la­xe!

Com o ob­je­ti­vo de cri­ar um am­bi­en­te con­for­tá­vel pa­ra des­can­so, lei­tu­ra e reu­niões de ami­gos, as ar­qui­te­tas da EFTM Ar­qui­te­tu­ra, Eri­ka Fu­ku­nishi e Tha­li­ta Miyawa­ki, op­ta­ram por de­co­rar es­se es­pa­ço com ma­dei­ra, vi­dro e mui­ta ve­ge­ta­ção. O pergolado acom­pa­nha a por­ta que já exis­tia e é uma óti­ma op­ção pa­ra tra­zer a área ex­ter­na pa­ra den­tro da ca­sa, por ser um lo­cal ilu­mi­na­do que não ne­ces­si­ta de luz ar­ti­fi­ci­al du­ran­te o dia.

Pa­ra to­das as ho­ras

A ilu­mi­na­ção foi pen­sa­da tan­to pa­ra o dia, mo­ti­vo pe­lo qual foi uti­li­za­do o vi­dro trans­pa­ren­te, quan­to pa­ra a noi­te. Fi­tas de LED fo­ram em­bu­ti­das e pon­tos de luz fo­ram ins­ta­la­dos nas pér­go­las. “A in­ten­ção foi dei­xar mais dis­cre­to, por is­so ne­nhu­ma lu­mi­ná­ria ou pen­den­te fo­ram uti­li­za­dos”, con­tam as ar­qui­te­tas.

Pro­je­to 2: EFTM Ar­qui­te­tu­ra, Cu­ri­ti­ba – PR

Pro­je­to 1: Flá­via Sá, São Pau­lo – SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.