Na va­ran­da

Tra­ga mais vi­da pa­ra o seu apar­ta­men­to!

Casa Linda - - Sacadas - Tex­to Laís Ro­dri­gues | De­sign An­ge­la A. So­a­res

Qu­em mo­ra em apar­ta­men­to cos­tu­ma pen­sar que não po­de ter um jar­dim com uma gran­de va­ri­e­da­de de plan­tas que es­te­ja bo­ni­to o ano in­tei­ro. Mas, com as es­pé­ci­es ide­ais e cui­da­dos cons­tan­tes, qual­quer va­ran­da po­de se tor­nar um ver­da­dei­ro can­ti­nho ver­de. Se­pa­ra­mos três pro­je­tos in­crí­veis pa­ra vo­cê se ins­pi­rar!

Pe­que­na mes­mo!

Es­te du­plex de 70m² ti­nha uma va­ran­da de ape­nas 3,8m² que pre­ci­sa­va de um to­que de vi­da. Pa­ra is­so, as ar­qui­te­tas Gabriela Lu­na e La­ra Damha, do Es­tú­dio doisA, apos­ta­ram no mi­ni­ma­lis­mo, na fun­ci­o­na­li­da­de, na ilu­mi­na­ção su­a­ve, nos ma­te­ri­ais na­tu­rais e na pa­le­ta de co­res neu­tras. “O apro­vei­ta­men­to das pa­re­des pa­ra com­por jardins verticais sem­pre se con­fi­gu­ra uma boa op­ção pa­ra pe­que­nos es­pa­ços. Nes­te ca­so, tam­bém su­ge­re-se a uti­li­za­ção de es­pé­ci­es ve­ge­tais com fo­lha­gens de­li­ca­das, de di­fe­ren­tes tex­tu­ras e com­po­si­ções de co­res, apro­pri­a­das pa­ra o nú­me­ro de ho­ras de in­so­la­ção do am­bi­en­te”, re­co­men­dam.

Es­ti­lo rús­ti­co

Em 20m², a de­sig­ner de in­te­ri­o­res Lau­ra San­tos cri­ou um am­bi­en­te agra­dá­vel, le­ve e que per­mi­te aos mo­ra­do­res to­ma­rem ca­fé em fa­mí­lia ou le­rem um bom li­vro em um lo­cal re­la­xan­te. “O es­pa­ço tem uma pro­pos­ta mais rús­ti­ca e acon­che­gan­te. Co­mo de fren­te a es­sa va­ran­da exis­te uma ma­ta pre­ser­va­da, cri­a­mos o es­pa­ço com bas­tan­tes plan­tas e ma­dei­ra, fa­zen­do uma in­te­gra­ção en­tre o ex­ter­no e in­ter­no”, diz a pro­fis­si­o­nal.

Es­co­lha cer­tei­ra

Ape­nas sa­mam­bai­as, mas de di­ver­sas es­pé­ci­es, fo­ram es­co­lhi­das pa­ra com­por o es­pa­ço. “As sa­mam­bai­as têm um po­der es­cul­tó­ri­co gran­de e fi­cam ex­tre­ma­men­te bo­ni­tas em jardins verticais. Elas pre­ci­sam de luz, mas não di­re­ta. A va­ran­da é aber­ta, não tem cor­ti­na de vi­dro, e tem ven­ti­la­ção apro­pri­a­da pa­ra es­se ti­po de plan­ta”, ex­pli­ca Lau­ra.

Ilu­mi­na­da

O pai­sa­gis­ta Edu­ar­do Lup­pi foi res­pon­sá­vel pe­la trans­for­ma­ção des­ta va­ran­da de 10m² em um jar­dim dos so­nhos! A mo­ra­do­ra, uma psi­có­lo­ga de 50 anos, que­ria um lu­gar aco­lhe­dor pa­ra ler e apro­vei­tar a vis­ta e, pa­ra is­so, in­ves­tir na ilu­mi­na­ção foi es­sen­ci­al: “Pro­je­to­res de luz fo­ram em­bu­ti­dos nos va­sos pa­ra evi­den­ci­ar as es­pé­ci­es. No­te que a pra­te­lei­ra de me­tal pin­ta­da de pre­to tam­bém re­ce­beu mi­ni pro­je­to­res de luz pa­ra evi­den­ci­ar os va­sos com plan­tas e a luz atra­ves­sa as pra­te­lei­ras, pois são de vi­dro”.

Os to­ques de ver­me­lho nos va­sos, nas ta­ças e no pe­que­no Bu­da dão um to­que de ale­gria ao am­bi­en­te Pro­je­to 2: Lau­ra San­tos, Be­lo Ho­ri­zon­te – MG

A adu­ba­ção é re­a­li­za­da de 15 em 15 di­as e as po­das são fei­tas, nor­mal­men­te, quan­do apa­re­cem fo­lhas ama­re­las

Pro­je­to 1: Es­tú­dio doisA, São Pau­lo – SP

O sis­te­ma de ir­ri­ga­ção mis­tu­ra os nu­tri­en­tes es­sen­ci­ais pa­ra as plan­tas na água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.