Apro­vei­te os es­pa­ços

A me­tra­gem re­du­zi­da não é des­cul­pa pa­ra dei­xar de in­ves­tir na de­co­ra­ção do seu lar

Casa Linda - - Índice - Tex­to: Ma­ri­a­na Si­quei­ra/Co­la­bo­ra­do­ra De­sign: Aman­da Mar­ques/Co­la­bo­ra­do­ra

A me­tra­gem re­du­zi­da não é des­cul­pa pa­ra dei­xar de in­ves­tir na de­co­ra­ção do seu lar

Pa­ra dri­blar a fal­ta de es­pa­ço e le­var mais charme a qual­quer varanda, sem com­pro­me­ter a cir­cu­la­ção, uma boa ideia é apos­tar no jar­dim vertical, que acres­cen­ta al­guns cen­tí­me­tros aos cô­mo­dos e ain­da traz pa­ra den­tro de ca­sa o fres­cor que só as plan­tas sa­bem dar!

Boa com­bi­na­ção

Pa­ra es­ta varanda de 2,1m² pro­je­ta­da pa­ra um jo­vem ca­sal com du­as fi­lhas pe­que­nas, a ideia era cri­ar um es­pa­ço pa­ra re­ce­ber vi­si­tas, mas que fos­se in­te­gra­do à sa­la de es­tar. “Por is­so, ti­ve­mos o cui­da­do de usar no fu­ton a mes­ma pa­le­ta de co­res usa­da na sa­la, mas com uma ma­dei­ra um pou­co mais rús­ti­ca que a do am­bi­en­te in­ter­no”, con­ta a de­sig­ner de in­te­ri­o­res Adri­a­na Fon­ta­na.

Bo­ni­to e prá­ti­co

Aqui, as plan­tas ar­ti­fi­ci­ais apa­re­cem, pro­van­do que é pos­sí­vel re­pro­du­zir o efei­to na­tu­ral e ain­da le­var mais pra­ti­ci­da­de ao dia a dia. “Apli­ca­mos um pai­nel da mes­ma ma­dei­ra do ban­co e, com o au­xí­lio de gan­chos, fi­xa­mos ra­mas de He­ra ar­ti­fi­ci­ais”, ex­pli­ca a pro­fis­si­o­nal.

De­ta­lhes que fa­zem a di­fe­ren­ça

Es­ta varanda pri­va­ti­va de ape­nas 2,6m² fi­ca na suí­te de um jo­vem ca­sal que que­ria uti­li­zar o es­pa­ço pa­ra des­can­sar e ler. “Co­mo o cô­mo­do é pe­que­no, tu­do foi pen­sa­do pa­ra oti­mi­zá-lo: no lu­gar de uma ca­dei­ra con­ven­ci­o­nal, op­ta­mos por um ban­co com flo­rei­ra na par­te pos­te­ri­or e um vão que per­mi­te guar­dar ob­je­tos de de­co­ra­ção ou li­vros e re­vis­tas”, de­ta­lha a pro­fis­si­o­nal.

Re­ves­ti­men­tos

Co­mo o es­pa­ço em ques­tão é uma varanda, a de­sig­ner não pô­de ou­sar mui­to na ho­ra de le­var mais co­mo­di­da­de ao lo­cal. “Já que as pa­re­des fa­zem par­te da fa­cha­da ori­gi­nal, op­ta­mos por al­go acon­che­gan­te, que agre­gas­se tex­tu­ra ao am­bi­en­te, e apli­ca­mos mo­sai­co de már­mo­re bran­co te­la­do no pi­so”, ex­pli­ca Adri­a­na.

Per­so­na­li­za­do

Can­sa­da de vi­ver em um lo­cal que não re­fle­tia sua per­so­na­li­da­de, mas li­mi­ta­da pe­lo fa­to de o imó­vel ser alu­ga­do, a mo­ra­do­ra bus­ca­va uma so­lu­ção que não fos­se per­ma­nen­te, mas que que­bras­se o as­pec­to im­pes­so­al do apar­ta­men­to de ape­nas 24m². A saí­da? Um lin­do jar­dim vertical! “Ele foi ado­ta­do pa­ra tra­zer fres­cor e hu­ma­ni­za­ção a um es­pa­ço que po­de­ria fa­cil­men­te se tor­nar frio e inex­pres­si­vo”, ex­pli­ca a ar­qui­te­ta Si­mo­ne Ro­cha, res­pon­sá­vel pe­lo pro­je­to.

Pa­ra re­ce­ber

Co­mo a mo­ra­do­ra ado­ra cul­ti­var plan­tas e re­ce­ber ami­gos em ca­sa, Si­mo­ne ado­tou es­tra­té­gi­as pa­ra unir tais gos­tos. “Os pai­néis ri­pa­dos, que apoi­am os va­sos de plan­ta, são uni­dos por um ban­co de ma­dei­ra jun­to à ja­ne­la, ele­men­to que aju­da a aco­mo­dar os con­vi­da­dos nos di­as de re­cep­ção”, con­ta.

Pro­je­to 3: Si­mo­ne Ro­cha Ar­qui­te­tu­ra e De­sign, Be­lo Ho­ri­zon­te - MG

Os tons ter­ro­sos e quen­tes e a ma­dei­ra dei­xam o am­bi­en­te mais aco­lhe­dor. O to­que de cor fi­ca por con­ta do fu­ton lis­tra­do em vermelho, la­ran­ja e mar­rom Pro­je­to 2: Adri­a­na Fon­ta­na De­sign de In­te­ri­o­res, Ba­ru­e­ri - SP

“Co­mo a me­tra­gem da varanda é li­mi­ta­da, uti­li­za­mos mar­ce­na­ria sob me­di­da no ban­co, que foi en­cos­ta­do na gra­de e con­ju­ga­do ao apa­ra­dor com ni­chos pa­ra oti­mi­zar o es­pa­ço e man­tê-lo or­ga­ni­za­do”, de­ta­lha Adri­a­na Pro­je­to 1: Adri­a­na Fon­ta­na De­sign de...

“A es­co­lha das es­pé­ci­es de­ve ser fei­ta em fun­ção do por­te que o usuá­rio de­se­ja, do tem­po e dis­po­ni­bi­li­da­de que ele tem pa­ra cui­dar das plan­tas e do lo­cal on­de o jar­dim se­rá in­se­ri­do”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.