MAR­CE­NA­RIA MULTIFACETADA

Mis­tu­rar ni­chos e por­tas per­mi­te or­ga­ni­zar e de­co­rar ao mes­mo tem­po

Casa Linda - - Índice - Tex­to Laís Ro­dri­gues | De­sign Re­nan Oli­vei­ra

Car­memA­vi­la, ar­qui­te­ta res­pon­sá­vel pe­lo pro­je­to de ape­nas 16m², bus­cou um vi­su­al le­ve pa­ra es­te am­bi­en­te in­te­gra­do. “A es­tan­te da sa­la brin­ca com ni­chos, pra­te­lei­ras e mó­du­los fe­cha­dos pa­ra es­con­der os equi­pa­men­tos da TV. O mó­vel tem ape­nas 40cm de pro­fun­di­da­de e 255cm de com­pri­men­to, li­be­ran­do mais área pa­ra cir­cu­la­ção”, ex­pli­ca.

Mui­to útil

De mo­do a tor­nar a com­pac­ta co­zi­nha mais fun­ci­o­nal, os mó­veis fo­ram pla­ne­ja­dos pa­ra as fun­ções do dia a dia: o mó­du­lo vertical aco­mo­da for­no e mi­cro-on­das, além de se­guir até o te­to e dis­por de lu­gar pa­ra as gar­ra­fas de vi­nho. “Usar os es­pa­ços do pi­so ao te­to é es­sen­ci­al, es­pe­ci­al­men­te em um apartamento pe­que­no”, diz Car­mem. So­bre a pia, o ar­má­rio su­pe­ri­or tem lu­gar pa­ra o es­cor­re­dor de lou­ças, li­be­ran­do área na ban­ca­da. O es­pe­lho uti­li­za­do re­fle­te a luz na­tu­ral da ja­ne­la e ga­ran­te mais am­pli­tu­de.

Di­ca de es­pe­ci­a­lis­ta

De acor­do com Car­mem, o uso da mar­ce­na­ria pla­ne­ja­da é sem­pre um trun­fo pa­ra se apro­vei­tar bem ca­da cen­tí­me­tro de um cô­mo­do re­du­zi­do. “Uma boa ideia é sem­pre con­tar com mó­veis mul­tiú­so, que aten­dem a di­fe­ren­tes am­bi­en­tes. Não bas­ta usar os es­pa­ços do pi­so ao te­to, mas tam­bém apro­vei­tar as áre­as de pas­sa­gem”, fi­na­li­za.

Os tons cla­ros e o uso da ma­dei­ra per­mei­am por to­do o pro­je­to e são as co­res fa­vo­ri­tas dos mo­ra­do­res, um ca­sal na fai­xa de 30 anos

Usar ni­chos per­mi­te exi­bir ob­je­tos de­co­ra­ti­vos, en­quan­to as por­tas fe­cha­das es­con­dem os itens que não se quer mos­trar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.