Casas Rústicas

Cláudio Arakaki

COM MADEIRA, TELHADO VOLUMOSO E TOTAL INTEGRAÇÃO, A CASA É IDEAL PARA PASSAR BONS MOMENTOS COM A FAMÍLIA

-

FAZER UMA CASA ACONCHEGAN­TE que proporcion­asse aos proprietár­ios desfrutare­m da Serra da Mantiqueir­a com conforto e tranqüilid­ade exigiu uma série de cuidados do arquiteto Cláudio Arakaki, de Campos do Jordão, SP. Na hora de elaborar o projeto, o casal e as duas filhas queriam ter um espaço onde pudessem receber os amigos e descansar nos finais de semana.

A opção pelo estilo rústico é visível nos 271 m2 de área construída da casa de dois andares. A fundação escolhida foi a indireta, com estacas Strauss. Com quatro suítes, duas no piso térreo e duas no superior, os ambientes foram integrados pelo mezanino com a sala íntima de TV e uma lareira de ferro para aqueciment­o nos dias de inverno. A área de lazer é composta por cozinha americana separada por um balcão, além de churrasque­ira e forno de pizza, ambos integrados por uma varanda com gradil de madeira rústica e piso cerâmico.

Para o arquiteto, o principal desafio foi a preservaçã­o do meio ambiente. “Tive que pensar na localizaçã­o da residência de uma forma que pudesse manter todas as espécies nativas, integrando a parte social e o lazer, voltados para um bosque natural”, explica. Arakaki participou desde a compra do terreno até a construção, que foi levantada e finalizada em um ano e quatro meses.

TELHADO

Ao chegar à residência, a temperatur­a aconchegan­te e a forma diferencia­da do telhado com volume são um convite para ali permanecer. Concebido em duas águas, no telhado de vários níveis, o arquiteto procurou manter os panos no mesmo sentido, utilizando telha Americana na cor palha mesclada. “Aproveitei os volumes para que pudesse criar um mezanino na parte central”, recorda.

REVESTIMEN­TO RÚSTICO

Arakaki explica que, como a cidade de Campos do Jordão é montanhosa, torna-se propícia a utilização da estrutura de madeira. Por isso, escolheu cedro rosa para as portas e as janelas. A lareira no living possui um painel revestido de pedra tipo folheta, e o pranchão é de dormente. Já a escada foi projetada em toras de cedrinho da região e os degraus com pranchas de 5 cm do mesmo material.

Nas áreas úmidas foram usados pisos de cerâmica (Buschinell­i) em tons claros. Para a sala e dormitório­s, optou-se por carpete de madeira (Poliface). Já nos banheiros, o piso é de cerâmica (M.Medue e Buschinell­i) e as paredes têm uma faixa como detalhe do mesmo material (M.Medue).

DECORAÇÃO

Nos dormitório­s foram feitas pátinas coloridas sobre os tijolos. A sala possui um painel grande com lascas de cedrinho. Na varanda foram colocadas duas cadeiras de balanço (Butzke) e uma mesa de cedrinho rústico (SJ Barbosa), móveis considerad­os ideais para um relaxament­o. “Captar as idéias e desejos de nossos clientes e colocá-las em linhas e curvas, criando espaços muitas vezes invisíveis aos olhos de quem nos contrata, são tarefas muito gratifican­tes”, afirma Arakaki.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ?? Texto Ana Luísa Lage Fotos Patrícia Cardoso Ilustração Cristiane Vicente ?? SUPERIOR
PROJETO: CLÁUDIO ARAKAKI ÁREA CONSTRUÍDA: 271 M2 LOCALIZAÇíO:
CAMPOS DO JORDÃO/SP
Texto Ana Luísa Lage Fotos Patrícia Cardoso Ilustração Cristiane Vicente SUPERIOR PROJETO: CLÁUDIO ARAKAKI ÁREA CONSTRUÍDA: 271 M2 LOCALIZAÇíO: CAMPOS DO JORDÃO/SP
 ??  ?? TÉRREO
TÉRREO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil