Casas Rústicas

Mônica Gallon e Cláudio Daniel Rodrigues Filho

COM MUITO VERDE E CONFORTO NATURAL PARA SER DESFRUTADO, O CHALÉ É IDEAL PARA QUEM QUER RELAXAR

-

PENSE NUM LUGAR EM QUE ALÉM DE TER UMA PAISAGEM BELA, é possível, ao mesmo tempo, relaxar da correria do dia-a-dia. Aconchegan­te e romântico são as melhores palavras para definir esse chalé localizado em São Francisco Xavier, no Vale do Paraíba, SP. Projetado pela arquiteta Mônica Gallon e pelo construtor Cláudio Daniel Rodrigues Filho, o lugar faz com que o movimento das folhas e o assobio dos passarinho­s sejam os únicos sons ouvidos por lá.

A idéia de preservar em um mesmo espaço vegetação nativa, com o mínimo de interferên­cia, foi o principal cuidado dos responsáve­is pelos 50 m2 do chalé, dentro de um alqueire de puro relaxament­o. A obra foi finalizada em cinco meses. Devido ao declive muito acentuado do terreno, os construtor­es optaram pela fundação com sapatas como apoio para os pilotis de eucalipto tratado, além de alvenaria de tijolos de barro.

Para Rodrigues Filho, todos os materiais utilizados permitem que o ar rústico esteja cada vez mais presente e perceptíve­l, além do total conforto oferecido pelo espaço. O construtor destaca que foram usados madeiras de demolição, piaçava no telhado, alguns fechamento­s de ipê, vigamentos e assoalhos de peroba e portas e janelas antigas.“Escolhemos tais produtos em função de dois pontos básicos. Primeiro, o relevo nos pedia a utilização de pilotis para não agredir a estrutura e não provocar movimentaç­ão da terra; além disso, quisemos que o local interagiss­e com o ambiente, e não há nada melhor que a piaçava para isso”, explica.

TOTAL INTEGRAÇÃO

Mônica Gallon destaca que a varanda centraliza todos os ambientes do chalé, que ela classifica como um loft. “Temos uma minicozinh­a com fogão a lenha de chapa de ferro antiga, que aquece o ambiente e funciona como lareira, além de servir de separação com o quarto. Sem contar o ofurô de madeira peroba rosa que foi colocado na varanda, quase dentro da mata”, ressalta.

Com a preocupaçã­o de manter o aspecto rústico com um bom acabamento, Mônica optou pela utilização de pastilha Jatobá antiderrap­ante, juntamente com cimento queimado. O mesmo tijolo da parede foi usado como piso em alguns pontos. “Desfrutar do silêncio que o nosso vale oferece, ter contato com esquilos, pássaros e a paisagem, sempre dentro do estilo rústico, com muito conforto, são os principais atrativos desse chalé. É um lugar romântico, confortáve­l e charmoso”, afirma entusiasma­da.

DETALHES

Todos os móveis do chalé, de acordo com a arquiteta, foram escolhidos baseados no pensamento de ter uma casa rústica simples, porém com muito conforto. Para isso, foram usadas madeiras de demolição na concepção da cama. “Com a cabeceira de madeira, é possível usar diversas cores de colchas, o que dá um toque especial”, justifica.

Na área do ofurô foram colocadas uma cadeira de balanço e uma rede, para aproveitá-la totalmente.“Caso o casal não queira ficar junto no ofurô, dá para deitar na rede ou na cadeira de balanço e, ao mesmo tempo, estar perto”, observa. O box possui duas duchas, condições suficiente­s para tomar banho acompanhad­o.“Ao mesmo tempo, devido à janela de vidro, é possível desfrutar a bela vista que o vale oferece, o que é sensaciona­l”, finaliza.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ?? Texto Ana Luísa Lage Fotos Patrícia Cardoso Ilustração Cristiane Vicente ?? PROJETO: MÔNICA GALLON
CONSTRUÇÃO: CLÁUDIO DANIEL RODRIGUES FILHO ÁREA CONSTRUÍDA: 50 M2
LOCALIZAÇíO: SÃO FRANCISCO XAVIER/SP CABANA CHAPÉU DE PALHA
Texto Ana Luísa Lage Fotos Patrícia Cardoso Ilustração Cristiane Vicente PROJETO: MÔNICA GALLON CONSTRUÇÃO: CLÁUDIO DANIEL RODRIGUES FILHO ÁREA CONSTRUÍDA: 50 M2 LOCALIZAÇíO: SÃO FRANCISCO XAVIER/SP CABANA CHAPÉU DE PALHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil