Casas Rústicas

Renato Marques

COM UMA VISTA ADMIRÁVEL E MUITO CONFORTO, O HOTEL VILA NAIÁ É UMA DAS TENTAÇÕES DO SUL DA BAHIA

-

UM LOCAL DIFERENCIA­DO, com intenso contato com a vegetação nativa e com a transparên­cia da água do mar do sul da Bahia. Assim é o hotel Vila Naiá, localizado na praia de Corumbau, que na língua dos índios Pataxós significa “longe de todas as preocupaçõ­es”. Trata-se de um espaço que reúne a simplicida­de e todo o requinte de um estabeleci­mento considerad­o de padrão internacio­nal.

A idéia da construção do empreendim­ento foi resultado de uma conversa de amigos. A proprietár­ia Renata Mellão possuía a fazenda e, ao trocar idéias com o arquiteto Renato Marques, resolveu começar a construir “apartament­os” na área. Foi então que, após o início da obra, ela decidiu que o espaço seria ocupado por um hotel. Toda a discussão e o estudo da forma ideal começaram em 1998 e levou seis anos até a concretiza­ção do projeto, em 2004.

O Vila Naiá está localizado dentro de uma área de 50 mil m2, que inclui uma região de preservaçã­o ecológica (Reserva Particular do Patrimônio Natural), onde está uma mata de restinga, coqueiros e cajueiros. Composto por quatro casas de 50 m2, quatro apartament­os de 16 m2, espaço zen, sala de ginástica, restaurant­e e piscina, é ideal para quem deseja relaxar e, ao mesmo tempo, ter conforto e apreciar toda a beleza natural da região. “Tudo foi feito com muito cuidado, pensando nos pequenos detalhes. Busquei representa­r através das construçõe­s a época em que teve início a ocupação do sul da Bahia, interpreta­ndo para uma linguagem da nossa cultura. Por isso, optei por bastante madeira”, explica Marques.

APARTAMENT­OS

Os quatro apartament­os estão em apenas um corpo e interligad­os por uma sala de estar. A estrutura de madeira está presente em todos os cômodos, que são diferencia­dos pelas cores de suas cortinas: rosa, verde, laranja e vermelha. As camas são de madeira e algumas possuem cabeceira almofadada. Todos os móveis foram desenhados pelo arquiteto.

Nos banheiros, ele preferiu usar pastilha cerâmica (Vidrotil) nas regiões molhadas e madeira nas outras partes. Na varanda, a rede e a cadeira de balanço são convidativ­as para momentos de descanso e reflexão. “A escolha dos móveis foi resultado de um desenho de mobiliário que prima pelo conforto, bom senso e bom gosto”, justifica Marques.

CASAS

Semelhante­s às moradias da região, três delas têm um dormitório, banheiro, closet e varanda, e uma possui dois quartos, deque e banheiro. No mesmo local, também foram construída­s casas com madeira e cobertas com taubilhas produzidas de forma tradiciona­l.

Ainda nessas, além da estrutura de madeira, foram colocadas esquadrias, com muita luminosida­de e intensa visualizaç­ão do verde e da bela paisagem local. Caracterís­ticas, aliás, que são os pontos fortes desses espaços. O sofá almofadado, a cadeira Butterfly e o espelho redondo compõem a sala, além das cortinas coloridas. Nos banheiros, Marques optou por azulejo branco (Eliane).

PROJETO: RENATO MARQUES DECORAÇÃO: RENATA MELLÃO

E RENATO MARQUES

ÁREA CONSTRUÍDA: CASA (50 M2) E APARTAMENT­O (16 M2) LOCALIZAÇíO: PRAIA DE CORUMBAU/BA HOTEL VILA NAIÁ

Texto Ana Luísa Lage Fotos Tarso Figueira

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil