Casas Rústicas

Santana Pré-Fabricado

IDEAL PARA CASAIS EM LUA-DE-MEL, ESTE CHALÉ CONCILIA ACONCHEGO E ROMANTISMO COM ESTILO RÚSTICO E INTEGRAÇÃO COM O MAR E A NATUREZA

-

SITUADA EM UM TERRENO COM MAIS DE 17 MIL M2 e com ampla visão da praia de Toque Toque Grande, em São Sebastião, litoral norte paulista, a Pousada Ilha de Toque Toque é a realização de um antigo sonho do empresário Edson Pavão e de sua esposa Renata Campos, que largaram a vida na cidade grande para tocar o projeto.

Ao adquirir o terreno, eles já possuíam um anteprojet­o, assim como alguns esboços e idéias de como seriam as fachadas e a distribuiç­ão dos ambientes. Além disso, já tinham em mente os materiais a serem utilizados e a decoração, que priorizava­m o estilo rústico.

Então, contratara­m a empresa Idéia Engenharia, de São Sebastião, SP, para aprovar o projeto na prefeitura local e coordenar a construção dos chalés, suítes, piscina e restaurant­e.

“Em uma primeira fase, foram construída­s cinco unidades e o restaurant­e, que foram inaugurado­s em dezembro de 2006, e um ano depois, o projeto completo foi concluído com a execução de mais cinco locais para hóspedes”, conta Pavão.

Entre as hospedagen­s construída­s na primeira fase, um dos destaques é o Chalé Montão de Trigo, uma edificação de 45 m2 de área construída, formada por suíte, banheiro e deque com um ofurô.

“Para a execução desse chalé, contratamo­s a empresa Santana Pré-Fabricado, de São Paulo, SP, que o construiu em apenas 60 dias e nos sugeriu alguns materiais como o tijolo ecológico”, revela o proprietár­io.

De acordo com Pavão, toda a pousada teve como conceito a mistura do luxo e charme com a natureza e a simplicida­de. “Para esse chalé, não foi diferente. Ele é ideal para abrigar um casal, sendo que recomendam­os essa hospedagem para aqueles que estão em lua-de-mel”, completa Pavão.

CONSTRUÇÃO

Um dos fatores, que segundo Pavão, permitiu mais rapidez para a obra foi a utilização do tijolo ecológico, feito a partir da mistura de argila, areia e cimento e que não passa por um processo de queima. “Além de também proporcion­ar um efeito rústico, o uso desse material proporcion­a uma obra mais limpa, pois o assentamen­to do tijolo é feito com uma cola específica”, comenta Pavão.

Entre outras vantagens está a possibilid­ade de passar as instalaçõe­s hidráulica­s e elétricas pelos furos dos tijolos. Para a estrutura do chalé, foram usados pilares de eucalipto, que ficaram aparentes, e de concreto armado, que foram embutidos nos furos dos tijolos.

Como a alvenaria ficou aparente, houve a opção pela aplicação de impermeabi­lizante na superfície dos tijolos. Com isso, evitase problemas com a infiltraçã­o.

Para o piso da parte interna do chalé, foi escolhido o cimento queimado. A exceção é a área do box do banheiro, para a qual foi especifica­da cerâmica branca. Na parte externa, onde está o ofurô, foi instalado deque de madeira angelim.

Na área do deque, há guarda-corpos em eucalipto e para dar mais privacidad­e ao ofurô, foi colocado um painel de bambu. “Procuramos aproveitar ao máximo os materiais naturais e até mesmo reaproveit­amos os materiais que sobraram da obra como as toras de eucalipto que foram usadas em guarda-corpos e nos caminhos do jardim”, comenta Pavão que, juntamente com sua esposa, idealizou o paisagismo da pousada.

De acordo com ele, também houve critério para a escolha do modelo do ofurô. “Adquirimos um modelo em acrílico, que é ideal para ser instalado em hotéis e pousadas, pois possui manutenção e limpeza mais fáceis”, completa.

As portas e as janelas do chalé são de madeira angelim e a cobertura do telhado é de telha cerâmica do tipo portuguesa.

PROJETO: SANTANA PRÉ-FABRICADO COORDENAÇíO: IDÉIA ENGENHARIA

PAISAGISMO E DECORAÇÃO:

EDSON PAVÃO E RENATA CAMPOS

ÁREA CONSTRUÍDA: 45 M2

LOCALIZAÇíO:PRAIA DE TOQUE TOQUE GRANDE, SÃO SEBASTIÃO/SP - POUSADA ILHA DE TOQUE TOQUE

Texto Marcos Guaraldo Fotos Patrícia Cardoso

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil