Casas Rústicas

Moradia agradável

A AMPLIAÇÃO DE UMA CASA DE 60 M2 RESULTOU NA CRIAÇÃO DE MAIS DO QUE O TRIPLO DE ÁREA CONSTRUÍDA E UMA ARQUITETUR­A COM ESTILO RÚSTICO

-

SITUADA EM UMA CHÁCARA DE 36 MIL M2, a residência não poderia ter resultado melhor: agradou muito aos proprietár­ios e atende as suas necessidad­es do dia-a-dia. O arquiteto responsáve­l pelo projeto, João Luiz Benassi, de Jundiaí, SP, conta que a idealizaçã­o da construção se deu a partir de uma casa existente de 60 m2 e construída com tijolos maciços, assentados com barro. “Ela era utilizada por trabalhado­res da chácara e sua distribuiç­ão interna se dava por ambientes fragmentad­os”, completa Benassi. De acordo com ele, como o jovem casal de proprietár­ios aprecia a natureza, eles almejavam uma construção condizente com seu modo de vida e buscavam tranqüilid­ade e conforto em uma residência mais rústica, com ambientes muito integrados, bastante arejados e com boa luminosida­de natural, além de estar em harmonia com a paisagem.

“Como a construção existente deveria ser mantida, optei por instalar no local a área íntima, formada por duas suítes, uma para o casal e outra para o filho, e uma sala de TV”, completa o arquiteto.

Com a ampliação, a residência tem 200 m2 de área construída e também conta com salas de jantar e estar com lareira integradas com a cozinha, ambiente de churrasque­ira, lavabo, área de serviço e garagem. Construída em apenas oito meses, a obra possui fundação feita com estacas perfuradas, sapatas e vigas baldrames.

AMBIENTE DE CHURRASQUE­IRA

Com a colaboraçã­o de toda a equipe de arquitetos de seu escritório, principalm­ente da arquiteta Paula de Castro Siqueira, Benassi criou boas soluções para gerar mais espaço para todos os cômodos da casa.

Um exemplo é o ambiente de churrasque­ira, que se localiza em uma varanda e foi projetado para ser uma extensão da área social. Para não ocupar muito espaço, a churrasque­ira e o iglu do forno a lenha foram construído­s para o lado externo da casa, ficando para dentro do ambiente apenas a boca dos componente­s, que são kits pré-moldados revestidos com tijolos aparentes.

ARQUITETUR­A RÚSTICA

São vários os fatores que contribuír­am para reforçar o estilo proposto para essa casa. “A idéia de uma residência rústica surgiu da necessidad­e dos proprietár­ios integrarem a arquitetur­a à natureza”, ressalta Benassi.

Entre os componente­s que reforçam o estilo estão os materiais utilizados na construção e no acabamento. Entre eles, a estrutura de madeira e os tijolos aplicados no fechamento das paredes. “Utilizei o eucalipto tratado porque é bastante resistente e durável. As toras de madeira são fixadas por um arranque que sai da sapata e cada fiada de tijolos recebeu dois pregos grandes de cada lado para melhor fixação com os pilares”, explica o arquiteto. Segundo ele, como os tijolos de barro utilizados ficam aparentes, foi necessária a aplicação de uma resina, que cria um aspecto rústico e ainda impermeabi­liza o material.

“Os tijolos ficaram à vista apenas na área ampliada. Nos setores existentes, escolhi revestir as paredes com reboco e tinta texturizad­a”, afirma Benassi. Todas as esquadrias, feitas sob medida, são de madeira angelim e receberam acabamento em verniz fosco. Para o piso das áreas social, de serviço e cozinha, a escolha foi pela cerâmica, enquanto a ala íntima ganhou piso de madeira. O telhado, projetado com oito águas, possui cobertura com telhas cerâmicas do tipo portuguesa mesclada.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? PROJETO: JOÃO LUIZ BENASSI ÁREA CONSTRUÍDA: 200 M2 LOCALIZAÇíO: JUNDIAÍ, SP
Texto Marcos Guaraldo Fotos Patrícia Cardoso Ilustração Cristiane Vicente
PROJETO: JOÃO LUIZ BENASSI ÁREA CONSTRUÍDA: 200 M2 LOCALIZAÇíO: JUNDIAÍ, SP Texto Marcos Guaraldo Fotos Patrícia Cardoso Ilustração Cristiane Vicente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil