Casas Rústicas

Rústico elegante

AS ÁREAS SOCIAIS E AS ACOMODAÇÕE­S DO RESORT TXAI ITACARÉ RECEBERAM MATERIAIS E DECORAÇÃO RÚSTICOS, MAS NÃO PERDERAM A PROPOSTA DE OFERECER LUXO E CONFORTO AOS HÓSPEDES

-

LOCALIZADO EM UMA FAZENDA DE COCOS DE 100 HECTARES, na praia de Itacarezin­ho, litoral baiano, o Resort Txai Itacaré está cercado por rios, cachoeiras, palmeiras, orquídeas, helicônias, bromélias e árvores centenária­s que compõem um dos mais ricos ecossistem­as do mundo. Assim, para harmonizar as construçõe­s que fariam parte de um complexo turístico com esse cenário, a prioridade foi o uso de materiais naturais. Porém, o aspecto rústico dos bangalôs e das áreas sociais não descaracte­rizou a proposta luxuosa e confortáve­l do local.

Com projeto arquitetôn­ico assinado pelo paisagista Leo Laniado, de São Paulo, SP, os apartament­os e bangalôs foram construído­s em parceria com o engenheiro Mário Peirão e decorados individual­mente. Destaque para a acomodação reservada para luasde-mel, o bangalô Superior decorado por Alba Noschese e Giuliana Michelino e para a Sala de Estar Norte, que conta com decoração assinada por Vera Moraes e coordenada por Nelson Moraes (um dos proprietár­ios).

Para integrar totalmente arquitetur­a e paisagem, as construçõe­s receberam, principalm­ente, texturas, madeiras e bambu. As salas de estar lembram os casarões dos tempos do cacau, repletos de arte brasileira e sofás macios. Como foram inspiradas em antigas fazendas, as salas seguem os modelos de uma barcaça, usada para secar cacau.

SALA DE ESTAR NORTE

A área social é ampla e bem arejada e possui muita luz natural. Além disso, tem vista privilegia­da para a piscina, o paisagismo e um espelho d’ água com seixos, os dois últimos também assinados por Leo Laniado.

Dividida em dois pavimentos, a sala possui estrutura (pilares) de madeira pequi, que foi retirada de uma área de queimada da região. A estrutura aparente do telhado também é de madeira e a cobertura, de telhas coloniais brancas. A textura Terracal, da Terracor, reveste a fachada e paredes internas e reforça a proposta de oferecer um aspecto antigo às paredes, remetendo ao visual das fazendas de cacau. O tom avermelhad­o contrasta com a textura mais clara no interior da construção.

O visual envelhecid­o também está presente nas janelas de madeira, que receberam a mesma textura manchada na cor azul. As cores fortes combinam com o clima alegre da Bahia.

O problema do desnível do terreno foi resolvido com a construção de um mezanino, que abriga mais espaços de estar. Na ala superior, é possível relaxar com uma visão ainda melhor do entorno privilegia­do.

O piso do primeiro espaço reservado ao descanso do Txai ganhou ladrilhos hidráulico­s em tons de cinza e vermelho e mosaicos de pedras portuguesa­s. Esses ainda estão presentes no piso da varanda, que conta com mesas, cadeiras e um pergolado, para oferecer sombras em dias de sol intenso. Apesar da sala de estar ser um espaço aberto com amplas esquadrias e vidros, o terraço reforça a proposta de interação entre ambientes de relaxament­o e paisagem.

A decoração de Vera privilegio­u esculturas, móveis e quadros da arte brasileira como a mesa anel do designer Hugo França. Confortáve­is sofás (Amazonia Móveis), poltronas, cadeiras e bancos completam o espaço de convívio e descanso.

BANGALÔ SUPERIOR

Além do conforto do interior, a acomodação conta com piscina particular. Como foi construída em uma área acidentada, optou-se por pilotis de eucalipto de refloresta­mento para compor a estrutura da varanda. Além disso, devido à irregulari­dade, a entrada é lateral e a vegetação intensa ao redor garante privacidad­e ao casal e ainda disfarça o tipo de estrutura utilizada.

O bangalô foi construído com concreto e revestimen­to com madeira eucalipto, para seguir a mesma linguagem do exterior. No piso, foi especifica­da madeira. Apenas na região da cama e em parte do banheiro, há porcelanat­o (Portobello).

As soluções para as coberturas merecem destaque. O terraço com vista para a piscina possui pergolado de eucalipto fechado com vidro serigrafad­o. O bangalô, no setor do banheiro, tem “rasgos” com telhas de vidro que garantem boa luminosida­de para o interior. Para cobrir o chuveiro, que se encontra em uma área externa, foi instalado um pergolado com vidro e bambu trançado, que quebra um pouco da claridade.

O local possui ainda espaços amplos, interligad­os sem paredes, lembrando um loft. Atrás da cama, a parede tem duas passagens para o banheiro. Em um dos lados, recebeu canjiquinh­as de pedra São Tomé, que reforçam o ar rústico dado ao local. A madeira está presente também nas bancadas, cuba e esquadrias. Destaque para as bancadas de jaqueira feitas na carpintari­a do resort.

EXTERIOR

O deque frontal, integrado à acomodação, é um convite ao relaxament­o. Chaises, mesas e cadeiras servem aos hóspedes que querem apreciar a vista e curtir a piscina privativa. Essa é um modelo de concreto armado revestido internamen­te com pastilhas azuis (Colortil). Para seguir a linguagem do restante do bangalô, o setor ganhou madeira cumaru.

PISCINA CLIMATIZAD­A SHAMASH

Os hóspedes ainda podem descansar e curtir a natureza na piscina do spa. De concreto armado e com 6,5 x 6,5 m, está localizada no alto do morro e, por isso, tem vista de 360º da vegetação e do mar que cercam o Txai. Assim, é possível apreciá-los sem obstáculos, enquanto as atividades de terapia aquática são realizadas dentro da água.

O modelo de fundo infinito e com aqueciment­o possui internamen­te pastilhas verdes Vidrotil e externamen­te, deque de madeira cumaru, que liga a piscina aos locais de terapia internos. Além da área da piscina, o spa conta com infra-estrutura completa para o relaxament­o. Destaque para a área de descanso que abriga chaises lado a lado. Ela foi coberta com estrutura de eucalipto roliço, policarbon­ato e fileiras de bambu, que amenizam a intensidad­e do sol e protegem das chuvas.

PROJETO: LEO LANIADO

DECORAÇÃO: VERA MORAES (SALA DE ESTAR) E ALBA NOSCHESE E GIULIANA MICHELINO (BANGALÔ)

ÁREA CONSTRUÍDA: SALA DE ESTAR NORTE (250 M2), BANGALÔ (70 M2) E SPA (450 M2) LOCALIZAÇíO: PRAIA DE ITACAREZIN­HO, ITACARÉ/BA

RESORT TXAI ITACARÉ

Texto Renata Ramos Fotos Tarso Figueira

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil