Casas Rústicas

Com a cara de Trancoso

COMO A MAIORIA DAS CONSTRUÇÕE­S DA REGIÃO, A POUSADA ESTRELA D’ ÁGUA POSSUI BANGALÔS CONSTRUÍDO­S COM MUITO MATERIAL NATURAL E EXTERIOR ACONCHEGAN­TE

-

PARA PROJETAR AS ACOMODAÇÕE­S, ÁREAS DE LAZER E SOCIAIS da pousada Estrela D’Água, em Trancoso, litoral da Bahia, os arquitetos Ricardo Salem e Bia Bittencour­t, também da região, seguiram a mesma linguagem da sede, a primeira obra do local. “Ela servia de moradia para a cantora Gal Costa. Refizemos o projeto e a antiga residência com duas suítes se transformo­u em uma hospedaria com 29 quartos”, lembra Salem.

A partir da arquitetur­a dessa casa, que recebeu materiais naturais, privacidad­e e muita integração com o exterior, os apartament­os e bangalôs foram projetados. “Como os demais quartos, a Suíte Máster Duplex Frente Mar conta com boa luminosida­de, madeira e alvenaria em sua construção e uma bela vista da paisagem. Assim, segue um conceito muito presente nessa região de Trancoso: a ligação entre arquitetur­a e natureza”, destaca o arquiteto.

A alvenaria foi utilizada no corpo principal e a madeira aparece para acentuar o estilo rústico em locais como degraus (feitos com madeira tatajuba), guarda-corpo, varanda (com estrutura de maçarandub­a e piso de tatajuba) e esquadrias com venezianas móveis (de tatajuba).

Para os acabamento­s, os profission­ais optaram pelo piso de cimento queimado em quase todo o bangalô. Apenas na sala, parte dele ganhou ladrilhos hidráulico­s e as paredes foram revestidas somente com reboco. “Usamos uma esponja para dar um efeito a ele. À noite, esse é reforçado por um jogo de luz e sombra”, ressalta Salem.

Destaque para a fachada que ganhou revestimen­to à base de cal, misturado com barro e pó xadrez. O produto foi utilizado também no acabamento de paredes internas. No dormitório, a cal foi diluída e misturada ao anil, oferecendo uma bela tonalidade azul à decoração do ambiente. O forro também tem um visual diferencia­do. A pátina branca na madeira tatajuba dá movimento e amplitude ao interior.

No banheiro, os acabamento­s rústicos harmonizam-se com materiais mais modernos como as pastilhas cerâmicas na área do chuveiro e a bancada de mármore. “Primeirame­nte, íamos usar apenas cimento queimado e alvenaria. Porém, o mármore e a pastilha oferecem higiene ao ambiente, pois são mais fáceis de limpar. Além disso, têm melhor durabilida­de em hospedagen­s que, geralmente, necessitam de constante manutenção”, enfatiza Salem.

A decoração também é assinada pelos dois profission­ais. Essa privilegia o estilo rústico e o uso de pouco mobiliário e objetos decorativo­s. “Gosto muito do acortinado de filó de algodão instalado na cama. Além da proposta decorativa, ele protege os hóspedes dos insetos”, termina o arquiteto.

EXTERIOR

O bangalô conta ainda com uma ampla varanda, totalmente integrada ao quarto. “Como a natureza baiana encanta, não poderia faltar um local aconchegan­te para as pessoas também ficarem do lado de fora. Por isso, o deque do terraço abriga poltronas, chaises e uma área fechada com a spa/hidro”, justifica Salem.

Para quem quer apenas sentar e apreciar a vista privilegia­da, já que a varanda está em um nível mais elevado, foi projetado um pergolado de madeira eucalipto para amenizar a incidência de sol. A spa está coberta e protegida com paredes de réguas de madeira. Por estar suspensa e rodeada por vegetação intensa, na varanda é possível também ter momentos de privacidad­e e conforto.

PROJETO E DECORAÇÃO: RICARDO SALEM E

BIA BITTENCOUR­T

ÁREA CONSTRUÍDA: 150 M2 LOCALIZAÇíO:

VILAREJO DE TRANCOSO, PRAIA DOS NATIVOS/BA POUSADA ESTRELA D’ÁGUA

Texto Renata Ramos Fotos Tarso Figueira

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil