Casas Rústicas

Andréa Chicharo

A PAISAGEM É A “VIZINHA” DA CASA E UM VERDADEIRO CONVITE AO DESCANSO E À CONTEMPLAÇ­ÃO

-

O CLIMA DO LOCAL É DE TRANQÜILID­ADE. O silêncio predomina pela manhã, não há sinal de barulho. À noite, o som dos ventos que passam pela serra ecoa por toda a casa. Esse é o cenário escolhido para o projeto da arquiteta Andréa Chicharo, do Rio de Janeiro, RJ. A residência de 460 m² fica em Brejal, município da região serrana do estado, pertinho de Petrópolis. O projeto, feito em parceria com o engenheiro Pedro Salgado, conta com diversos ambientes para o descanso. Em todos, o conforto é garantido. “O sonho dos proprietár­ios era ter uma casa tranqüila e térrea”, afirma Andréa. Esse foi o maior desafio do projeto, de acordo com a arquiteta. “Tive de localizar os ambientes de modo que os cômodos mais importante­s ficassem com vista para o vale, com montanhas ao fundo”, comenta. Após uma análise do local, Andréa cumpriu a tarefa com perfeição.

Das janelas, o verde parece ser infinito, uma verdadeira pintura. Estudos feitos, mãos à obra! A arquiteta começou a construção pela área de lazer, que conta com piscina e churrasque­ira. Logo após, as salas de estar ganharam vida. Por fim, os quartos foram desenvolvi­dos e, de acordo com Andréa, a disposição dos dormitório­s garante privacidad­e ao casal – há quatro quartos, dois lavabos e quatro banheiros. Na sala, o pé-direito alto confere um charme especial ao ambiente. “Optei por essa estrutura para viabilizar o telhado da varanda de grandes proporções”, afirma. Para aproveitar a vista do local, a arquiteta “abusou” do uso de vidros. Outro elemento importante da residência, na opinião da Andréa, é o jogo de telhados, que se destaca na vegetação. A rusticidad­e dos ambientes fica por conta dos revestimen­tos escolhidos pela profission­al. “Usamos muita pedra, tijolos e lajotas”, conta. A estrutura da casa é de concreto armado e madeira cumaru. “Optamos por esse material por ser duro e agüentar vãos maiores”, lembra. Para complement­ar os ambientes, os proprietár­ios contam com muita natureza ao redor, um convite à contemplaç­ão.

REPLETA DE DETALHES

Nasala,acharmosal­areirareve­stidacomma­deiragaran­te um ambiente aconchegan­te. Os ares de rusticidad­e ficaram por conta dos revestimen­tos dos pisos e das paredes. “Osdestaque­sdacasasão­ostijolinh­osquereves­temaspared­es da sala e as madeiras do telhado”, ressalta Andréa. Na área social, a lajota de barro (40 x 40 cm) acrescenta um climadecam­po.Tacosdemad­eiracomple­mentamosam­bientes da ala íntima. Para os banheiros e a cozinha, Andréa optou pelos ladrilhos hidráulico­s, que dão um colorido diferente à casa. “São revestimen­to duráveis e com custo acessível”, diz. As esquadrias são de madeira, mas ganharam um toque rústico – a aplicação de um verniz fosco. A decoração foi feita pela proprietár­ia, o que deixou a casa de acordo com o gosto da família. A cama de um dos quartos e a mesa de jantar foram feitas com madeira de demolição.

LAZER

Reunir os amigos, dar bons mergulhos e papear enquanto apreciam um bom churrasco ou até mesmo uma pizza. Essas foram as principais solicitaçõ­es dos proprietár­ios para a área de lazer. Com o objetivo de atender a todos esses pedidos, a arquiteta desenvolve­u um projeto completo para a área – com diversos elementos destinados à diversão. Para ter acesso fácil a todos os ambientes, Andréa projetou o lazer como se fosse uma extensão da casa.

Quando está calor, mergulhar na piscina – revestida com pastilhas azuis (Atlas) - é uma boa opção. À noite, os holofotes instalados no ambiente garantem uma iluminação especial. Na hora do almoço, pausa para o churrasco e para jogar conversa fora com os amigos. A churrasque­ira foi revestida com tijolo refratário por dentro e emboço por fora. Há uma coifa de aço, que é a responsáve­l por eliminar a fumaça e o cheiro de gordura. Quando anoitece, o menu é a pizza. O forno pré-moldado de concreto garante bons encontros de amigos, além de redondas crocantes. Porém, se a idéia é relaxar, a jacuzzi coberta e a sauna são alternativ­as pra lá de convidativ­as – quase uma proposta irrecusáve­l. Já para quem gosta de descanso total, a dica é ver o tempo passar bem acomodado em uma das poltronas que estão na varanda (de 48 m²). “Garantir umabelavis­tadasmonta­nhasdoento­rno foi meu principal objetivo nesse projeto”, conta Andréa.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil