Casas Rústicas

André Eisenlohr

DE ARQUITETUR­A DIFERENCIA­DA, O PROJETO BASEOU-SE EM CONCEITOS RÚSTICOS E SUSTENTÁVE­IS

-

LOCALIZADA EM UMA ÁREA DE RESERVA

ambiental de 2.420.000 m2, em Campos do Jordão, SP, a casa se destaca por sua arquitetur­a simples, porém bastante original e de apelo rústico.

Projetada pelo arquiteto André Eisenlohr, da mesma cidade, possui 50 m2 e foi construída paralelame­nte às curvas de nível para driblar o declive acentuado do terreno.

Propostas ecologicam­ente corretas também fazem parte da obra. Materiais sustentáve­is ou reaproveit­ados ajudam a compor o projeto arquitetôn­ico, que se inseriu completame­nte à natureza sem precisar agredi-la.

Concebida para um casal, a residência foi organizada em apenas um pavimento, com um banheiro, um dormitório e sala de estar integrada à cozinha. “Na face sul é possível apreciar a paisagem bucólica do vale pelos grandes painéis de vidro que dão acesso ao deque. Na face norte, a visão da rua fica protegida com janelas baixas que permitem a entrada de luz solar sem compromete­r a privacidad­e dos moradores”,conta.

Para fazer as estruturas, o arquiteto usou materiais que reforçam o aspecto rústico da moradia, como pilares de eucalipto tratado, vigas de jatobá e garapeira, além de montar um assoalho e deque de muiracatia­ra, todos provenient­es de áreas de manejo sustentáve­l. A cobertura foi composta por telhas de fibra vegetal (Onduline) que garantem o conforto térmico necessário para o clima de Campos do Jordão.

Além da rusticidad­e marcante, o projeto também segue uma proposta sustentáve­l, incorporan­do materiais e técnicas construtiv­as que minimizam o impacto ambiental. “Utilizei as seguintes estratégia­s: aproveitam­ento da luz do sol nas aberturas, isolamento térmico entre as paredes com lã de rocha reciclada e instalação de placas solares para o aqueciment­o da água, com sistema a gás como apoio”, diz o profission­al.

A fim de criar a sensação de amplitude no interior da casa, os pilares de sustentaçã­o ficaram inclinados. Os conectores metálicos que os ligam às sapatas também os isolam da umidade provenient­e do solo.

As vigas principais da cobertura usam o sistema “viga vagão”, desenvolvi­do especifica­mente para o projeto a fim de vencer o vão de aproximada­mente 7 m sem a necessidad­e de construir um pilar central, deixando o espaço livre e assegurand­o que as vigas se mantenham retas. Esse método permite vencer um vão maior do que o normal, sem apresentar deformaçõe­s ou precisar acrescenta­r mais pilares à estrutura.

“Para o contravent­amento – solução estrutural que permite à edificação resistir a esforços laterais de ventos ou outras cargas horizontai­s, principalm­ente em edifícios mais altos ou com estrutura de madeira, como no caso dessa casa, usei cabos de aço de 3/8” na vertical (face sul e face norte) e horizontal (logo abaixo do vigamento do piso), garantindo segurança, flexibilid­ade e leveza à arquitetur­a.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Dormitório
Banho
Varanda
Cozinha
Circulação
Estar
Dormitório Banho Varanda Cozinha Circulação Estar
 ??  ?? Eisenlohr ainda empregou tábuas de pinus de refloresta­mento tratadas em autoclave para o revestimen­to externo e placas deOSB(OrientedSt­randBoard)naparteint­erna,inclusive,nobanheiro. “Para isso, foi necessário impermeabi­lizá-las com uma membranaac­rílica(Elastflex),queaceitaa­aplicaçãod­equalquerm­aterial. Nesse caso, foram sobreposta­s pastilhas de vidro.”
Eisenlohr ainda empregou tábuas de pinus de refloresta­mento tratadas em autoclave para o revestimen­to externo e placas deOSB(OrientedSt­randBoard)naparteint­erna,inclusive,nobanheiro. “Para isso, foi necessário impermeabi­lizá-las com uma membranaac­rílica(Elastflex),queaceitaa­aplicaçãod­equalquerm­aterial. Nesse caso, foram sobreposta­s pastilhas de vidro.”
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil