Casas Rústicas

Claudio Macedo

CORES VIBRANTES, JANELAS COM VENEZIANAS, JARDIM REPLETO DE FLORES E AMBIENTES CHARMOSOS DEIXAM O PROJETO ENCANTADOR

-

PARA CONTAR A HISTÓRIA DA MORADA, conhecida como Villa Vermelha, em Trancoso, BA, é preciso lembrar que o primeiro proprietár­io também foi o construtor da casa. Mário Beneduce é engenheiro e sócio da Companhia de Engenharia Viver Bahia, de Arraial d’Ajuda, BA. A empresa é especializ­ada em residência­s de alto padrão para estrangeir­os e, com o tempo, ele vendeu o lar para três turistas e amigos italianos que não puderam desperdiça­r a oportunida­de de apreciar as lindas praias da Bahia pelo resto das suas vidas.

Ao comprá-lo, entraram em contato com a arquiteta Ana Azambuja e o paisagista Tadeu Prosdocimi, do escritório Raiô Espaço Botânico, também de Arraial d´Ajuda.

A casa leva a assinatura deles no paisagismo. Também realizam manutençõe­s, administra­m e gerenciam a casa de veraneio, que quando não recebe os proprietár­ios, está aberta como se fosse uma pousada. “Assim, os italianos não só têm retorno do investimen­to como são tratados com toda a mordomia, como se fossem hóspedes”, dizem.

A sala de estar é clara e agradável e como toda a casa possui piso de cimento queimado. Para dar visual diferencia­do, os forros são em trançados de palha de dendê com efeito de pátina.

Uma passarela faz a transição do setor social até as suítes no térreo. As colunas são de eucalipto tratado e lixado e com seladora no acabamento.

Por solicitaçã­o do primeiro proprietár­io, a suíte principal fica no segundo pavimento e tem vista para o mar. Piso de cimento queimado no tom ocre e forro de madeira dão rusticidad­e ao local de descanso. Os banheiros foram planejados para se integrarem ao jardim por meio de fechamento­s com vidro e madeira roliça (eucalipto). Apesar disso, o paisagista utilizou poucas espécies para clarear e relaxar os espaços.

No da suíte principal, a área do box, bancada e piso receberam cimento queimado e algumas paredes estão pintadas com látex. Para completar, instalaram um deque de eucalipto na entrada do chuveiro e o teto foi rebaixado, ora com eucalipto serrado ao meio no sentido longitudin­al, ora com madeira tatajuba.

O responsáve­l pelo projeto inicial foi o arquiteto e artista plástico carioca Claudio Macedo, com escritório no povoado há 18 anos. “O terreno triangular de esquina com 1.775 m² e a intenção de manter a maior quantidade de mata nativa foram propostas desafiador­as que definiram a necessidad­e de dois pavimentos”, afirma Macedo.

Graças à construção em módulos foi possível preservar 84 árvores e garantir uma área de 772 m² construído­s. Além disso, a distribuiç­ão dos ambientes permitiu acesso independen­te às suítes interligad­as por deques voltados para a piscina.

A casa não tem muros. Por isso, adotaram um estilo que preza pela privacidad­e com mistura de plantas tropicais e modernas com as iucas ( Yucca guatemalen­sis). A opção por janelas tipo maxim-air com venezianas articulada­s nas salas e suíte principal também valorizam a necessidad­e de ventilar constantem­ente os ambientes e, ao mesmo tempo, protegem as pessoas do olhar de curiosos. “Como a casa é vermelha, explorei formas bem marcadas com folhagens coloridas e texturas que ressaltam o tom vibrante das paredes”, diz o paisagista.

A fachada da frente possui uma pérgola no local da garagem.

Ela apoia uma cobertura plana de policarbon­ato, permitindo a passagem da luz para o ambiente. Essa estrutura é feita com o caibros roliços de eucalipto tratado e acabamento com ripas de madeira.

Se você ficou curioso para conhecer essa casa ao vivo, é possível alugá-la, até mesmo para realizar festas de casamento. Os hóspedes são sempre recebidos com lanches na varanda e mesas de massagem podem ser dispostas no meio do área verde para garantir pleno descanso e contato com a natureza. E melhor ainda: na companhia de pássaros atraídos pelas flores.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Suíte
Suíte
Suíte Suíte
 ??  ?? Suíte
Suíte
Passarela
Estar
Piscina
Jantar
Cozinha
Jardim
Varanda
Suíte
Cozinha
Estar
Suíte Suíte Passarela Estar Piscina Jantar Cozinha Jardim Varanda Suíte Cozinha Estar
 ??  ??
 ??  ?? SUPERIOR
TÉRREO
Suíte
SUPERIOR TÉRREO Suíte
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? E PARA RESSALTAR DEQUES E PASSARELAS E QUEBRAR UM POUCO OS BLOCOS, NOVAS ESPÉCIES COMO HELICÔNIAS (HELICONIAC­EAE), BROMÉLIAS NATIVAS DA REGIÃO (BROMELIACE­AE) E BANANEIRAS (MUSACEAE) ESTÃO NO MEIO DA VEGETAÇÃO NATIVA.
E PARA RESSALTAR DEQUES E PASSARELAS E QUEBRAR UM POUCO OS BLOCOS, NOVAS ESPÉCIES COMO HELICÔNIAS (HELICONIAC­EAE), BROMÉLIAS NATIVAS DA REGIÃO (BROMELIACE­AE) E BANANEIRAS (MUSACEAE) ESTÃO NO MEIO DA VEGETAÇÃO NATIVA.
 ??  ?? ÁREA CONSTRUÍDA: 772 M²
PROJETO: CLAUDIO MACEDO
EXECUÇÃO: COMPANHIA DE ENGENHARIA VIVER BAHIA PAISAGISMO: ANA AZAMBUJA E O PAISAGISTA TADEU PROSDOCIMI­M, DO ESCRITÓRIO RAIÔ ESPAÇO BOTÂNICO REFORMA: ANA AZAMBUJA
LOCALIZAÇíO: TRANCOSO/BA
Texto Claudia Dino Fotos Gui Morelli Ilustração AC Design
ÁREA CONSTRUÍDA: 772 M² PROJETO: CLAUDIO MACEDO EXECUÇÃO: COMPANHIA DE ENGENHARIA VIVER BAHIA PAISAGISMO: ANA AZAMBUJA E O PAISAGISTA TADEU PROSDOCIMI­M, DO ESCRITÓRIO RAIÔ ESPAÇO BOTÂNICO REFORMA: ANA AZAMBUJA LOCALIZAÇíO: TRANCOSO/BA Texto Claudia Dino Fotos Gui Morelli Ilustração AC Design
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil