Casas Rústicas

Fernando Azevedo e Suzie Yamasaki

De toDos os cômoDos Da moraDa é possível avistar o cenário encantaDor

-

COM TÃO BELA PAISAGEM AO REDOR, o principal desejo dos proprietár­ios era apreciála ao máximo. e esse foi um dos principais desafios do arquiteto autodidata Fernando azevedo, do escritório estilo arraial construção, de arraial d'ajuda, Ba. “eles queriam desfrutar da magnífica vista para o mar de todos os aposentos da casa, mas o terreno tinha uma limitação em sua largura”, conta. no entanto, essa pequena dificuldad­e não impediu que o sonho do casal fosse realizado. só uma suíte e o lavabo ficaram de fora.

o lote de 2.916 m² foi alvo de um detalhado estudo para que todos os recursos fossem aproveitad­os e o resultado foi uma residência de 593 m² com grandes aberturas, que garantem iluminação e ventilação natural, além da vista maravilhos­a. para concretiza­r a extensa lista de exigências dos proprietár­ios, azevedo contou com a parceria de suzie Yamasaki e o detalhamen­to de paulo poch e potira de azevedo, arquitetos da mesma região.

construída com estrutura mista de concreto armado e madeira, a morada ganhou pilares de eucalipto tratado e cobertura de telhas planas de concreto (coral), que imitam taubilhas, oferecendo rusticidad­e à fachada.

ao adentrar a casa, logo no hall, é possível avistar o mar e a piscina por meio de quatro portas de correr de madeira e vidro que podem ser abertas para qualquer lado. o interior é composto por sala, home teather e cozinha gourmet, que pode ser considerad­a o coração da casa. “os moradores adoram receber amigos e fazer refeições juntos, bebericand­o um bom vinho. então criamos um ambiente totalmente aberto e integrado com sala, varanda e área de lazer”. o charme fica por conta das paredes revestidas de pastilhas de coco.

as suítes foram estrategic­amente locadas para garantir privacidad­e aos moradores e visitantes. Basta subir a charmosa escada – feita de concreto armado e revestida com cimento queimado e degraus e corrimãos de cumaru – que se tem acesso às duas suítes principais. “para otimizar a vista para o mar, as paredes do banheiro e do quarto foram substituíd­as por grandes painéis de madeira com venezianas articulada­s que se abrem totalmente”. essa paisagem fica ainda mais bela quando admirada de dentro da spa-solarium, instalada no quarto do casal ou da hidromassa­gem que fica no cômodo ao lado.

Quando a intenção é curti-la de perto, a piscina de borda infinita é destino certo. com estrutura de concreto armado, o modelo de 57,50 m² foi suspenso para que se encaixasse ao horizonte, dando a impressão de que é uma continuaçã­o do mar. tem 1,40 m de profundida­de e entre 35 e 70 cm na área da prainha. na área interna é revestida de pastilhas 2 x 2 cm em dois tons azul (colormix) e, no exterior, é toda circundada por um deque de madeira cumaru, que avança até a borda, ficando apenas 5 cm acima da linha d´água.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? “no Forro Dos telhaDos Foram aplicaDas réguas (lamBri) De maDeira angelim e no Das lajes Da área social Foi utilizaDo um Forro De palha De DenDê trançaDa pelo artesão antônio luiz ulian, o tonhão”, Detalha.
“no Forro Dos telhaDos Foram aplicaDas réguas (lamBri) De maDeira angelim e no Das lajes Da área social Foi utilizaDo um Forro De palha De DenDê trançaDa pelo artesão antônio luiz ulian, o tonhão”, Detalha.
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil