Casas Rústicas

Pousada Villas da Serra

DEPOIS DE REVITALIZA­R A CASA SEDE DA FAMÍLIA, OS PROPRIETÁR­IOS RESOLVERAM CONSTRUIR NO LOCAL UMA POUSADA MUITO ACONCHEGAN­TE

-

QUEM PROCURA SOSSEGO E MUITO CONTATO COM A NATUREZA tem um endereço certo: a Pousada Villas da Serra, na cidade de Serra do São Bento, no interior do Rio Grande do Norte. Além do descanso merecido, os hóspedes desfrutam de uma extensa área de lazer com piscinas, quadras, campo de futebol e prática de diversos esportes de aventura como rapel e as trilhas, que totalizam 25 km.

O local, que há 150 anos pertence a família Ramalho Moreira, foi por muito tempo uma fazenda importante durante os ciclos econômicos do País. Porém, em 2005, a quarta geração da família decidiu revitaliza­r a casa sede para o próprio uso e resolveu aproveitar o potencial turístico da região, transforma­ndo parte do terreno em pousada e em condomínio de alto padrão.

A arquiteta Viviane Teles, de Natal, RN, que já havia sido a responsáve­l pela ambientaçã­o da casa sede, foi contratada para realizar o projeto de arquitetur­a da pousada, que inclui nove chalés de 64 m² cada, restaurant­e e recepção, todos bem integrados à paisagem.

Os chalés foram implantado­s em lugar estratégic­o e possuem uma deslumbran­te vista. Porém, foram construído­s sobre uma rocha. “Como apenas parte da rocha é coberta por areia e a intenção era aproveitar o platô sem interferir em suas condições naturais, a solução foi perfurar somente alguns pontos para a colocação das ferragens estruturai­s. Com isso, as sapatas de concreto foram construída­s acima do nível da rocha e nela foi embutida a estrutura de madeira de demolição que sustenta os chalés”, explica a arquiteta.

Todos eles foram planejados para abrigar um casal. Mas, possuem espaço suficiente para receber mais duas pessoas quando solicitado. Os materiais rústicos valorizam a construção. Entre os destaques estão a madeira de demolição usada nos chalés, a estrutura de eucalipto autoclavad­o do restaurant­e, os pisos de cimento queimado branco, a cerâmica (Elizabeth), as esquadrias de madeira, a cobertura com telha cerâmica, os forros de fibra de bananeira e a pintura feita com tinta à base de cal, preparada durante a obra. “Também revestimos as paredes dos chalés com pedras da região. Elas possuem a mesma formação geológica da rocha na qual eles foram implantado­s. Porém, tivemos a preocupaçã­o em juntar apenas as que se encontrava­m soltas no terreno”, afirma a profission­al.

TODA A AMBIENTAÇíO FICOU A CARGO DA PRÓPRIA ARQUITETA. “TIVEMOS O OBJETIVO DE VALORIZAR OS OBJETOS ENCONTRADO­S NA REGIÃO, SENDO QUE VÁRIOS DELES, COMO OS QUADROS, FORAM DESENVOLVI­DOS POR ARTESÃOS DA REGIÃO”, FINALIZA VIVIANE.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A POUSADA CONTA COM SISTEMA DE TRATAMENTO DO ESGOTO E O AQUECIMENT­O DA ÁGUA DO BANHO É FEITO COM O USO DE ENERGIA SOLAR.
A POUSADA CONTA COM SISTEMA DE TRATAMENTO DO ESGOTO E O AQUECIMENT­O DA ÁGUA DO BANHO É FEITO COM O USO DE ENERGIA SOLAR.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? “A SINTONIA COM OS PROPRIETÁR­IOS E O FATO DA CASA SER CONSTRUÍDA PELAS CONSTRUTOR­AS DELES GARANTIU UMA OBRA RÁPIDA ENTRE JANEIRO E AGOSTO DE 2008, NA QUAL USOU-SE MÃO DE OBRA E MATERIAIS DA REGIÃO”, RELEMBRA VIVIANE.
“A SINTONIA COM OS PROPRIETÁR­IOS E O FATO DA CASA SER CONSTRUÍDA PELAS CONSTRUTOR­AS DELES GARANTIU UMA OBRA RÁPIDA ENTRE JANEIRO E AGOSTO DE 2008, NA QUAL USOU-SE MÃO DE OBRA E MATERIAIS DA REGIÃO”, RELEMBRA VIVIANE.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ÁREA CONSTRUÍDA: 955,17 M²
PROJETO: VIVIANE TELES
CONSTRUÇÃO: CONSTRUTOR­A RAMALHO MOREIRA E EC ENGENHARIA PAISAGISMO: SANDRA SHEILA MEDEIROS E EUGÊNIO MARIANO MEDEIROS LOCALIZAÇíO: SERRA DO SÃO BENTO/RN Texto Marcos Guaraldo Fotos Ricardo Junqueira
ÁREA CONSTRUÍDA: 955,17 M² PROJETO: VIVIANE TELES CONSTRUÇÃO: CONSTRUTOR­A RAMALHO MOREIRA E EC ENGENHARIA PAISAGISMO: SANDRA SHEILA MEDEIROS E EUGÊNIO MARIANO MEDEIROS LOCALIZAÇíO: SERRA DO SÃO BENTO/RN Texto Marcos Guaraldo Fotos Ricardo Junqueira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil