Casas Rústicas

Flávia Soares

MATERIAIS DE DEMOLIÇÃO DÃO TOQUE RÚSTICO À MORADIA

-

O RESGATE DAS COISAS SIMPLES DA VIDA é lema para a arquiteta Flávia Soares, que atua na região de Belo Horizonte, MG. Pensando nisso, ela criou uma casa para sua família em Nova Lima, MG, com verdadeira alma mineira, pois mescla o uso de peças tradiciona­is com outras mais contemporâ­neas e está sempre pronta para receber parentes e amigos.

Construída em 2000, a morada de 380 m² tem estrutura mista de alvenaria estrutural e de madeira de demolição.“Foi idealizada para as férias, porém, quando meus pais se aposentara­m se transformo­u em residência definitiva. Todo fim de semana fica lotada de convidados”, conta.

A fachada pintada com tinta acrílica é ideal para evitar que a sujeira do minério de ferro, presente na região, estrague as paredes. A varanda, coberta com telhas de barro, possui visual campestre delicado e harmonioso, que revela traços da natureza e da tranquilid­ade rural.

Em todos os ambientes imperam materiais restaurado­s como ladrilhos, vidros lapidados e parte de gradis. A lareira pré-moldada também foi revestida com madeira de demolição assim como a escada de madeira com grade de ferro que leva ao segundo pavimento com suítes independen­tes para receber os hóspedes. O forro de madeira desse piso também recebeu madeira de demolição.

Pedras trazidas da região de Ouro Preto, MG, se transforma­ram em caminhos que levam até a área de lazer com piscina de 72 m². O modelo possui estrutura de bloco de concreto e profundida­de que varia de 1 a 1,80 m. “O projeto possui aqueciment­o elétrico que é acionado apenas quando acontece alguma festa”, diz Flávia.

Bromélias (Bromeliace­ae), cicas ( Cycas revolutas) e buxinhos ( Buxus sempervire­ns) colorem ainda mais o terreno. As árvores são originária­s de lotes com casas demolidas da mesma região. Elas foram replantada­s e sombreiam os espaços para as pessoas aproveitar­em o lazer mesmo em dias muito quentes.

 ??  ??
 ??  ?? NA COZINHA É POSSÍVEL SENTIR O AROMA DE PRATOS QUE NUNCA SAEM DA MEMÓRIA DE QUEM JÁ EXPERIMENT­OU SEU SABOR. PARA FACILITAR A PREPARAÇÃO DESSAS DELÍCIAS, A BANCADA, FEITA COM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO, FOI REVESTIDA COM PASTILHAS. TANTO ESSE COMO OUTROS AMBIENTES DO PRIMEIRO ANDAR NÃO POSSUEM FORRO E A LAJE DE CONCRETO ESTÁ APARENTE.
NA COZINHA É POSSÍVEL SENTIR O AROMA DE PRATOS QUE NUNCA SAEM DA MEMÓRIA DE QUEM JÁ EXPERIMENT­OU SEU SABOR. PARA FACILITAR A PREPARAÇÃO DESSAS DELÍCIAS, A BANCADA, FEITA COM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO, FOI REVESTIDA COM PASTILHAS. TANTO ESSE COMO OUTROS AMBIENTES DO PRIMEIRO ANDAR NÃO POSSUEM FORRO E A LAJE DE CONCRETO ESTÁ APARENTE.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ÁREA CONSTRUÍDA: 380 M² PROJETO: FLÁVIA SOARES ENGENHEIRO: ATAMIRO SOARES FILHO LOCALIZAÇíO: NOVA LIMA, MG Texto Claudia Dino
Fotos Gustavo Xavier
Ilustração AC Design
ÁREA CONSTRUÍDA: 380 M² PROJETO: FLÁVIA SOARES ENGENHEIRO: ATAMIRO SOARES FILHO LOCALIZAÇíO: NOVA LIMA, MG Texto Claudia Dino Fotos Gustavo Xavier Ilustração AC Design

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil