Casas Rústicas

Mauricio Karam

QUE TAL CURTIR DIAS DE GLÓRIA NO INTERIOR PAULISTA? CONHEÇA A DELICIOSA CASA CERCADA POR UM VERDE SEM FIM

-

O ARQUITETO MAURÍCIO KARAM, de São Paulo, SP, é um velho conhecido do casal proprietár­io dessa exuberante residência. Ele já assinou projetos para a família na capital paulista e, de tão satisfeito­s com o resultado, pais e filhos decidiram contratar o profission­al para fazer a casa de veraneio em Bragança Paulista, SP. A lista dos pedidos era extensa e desafiador­a. “Queriam um refúgio rústico com ares de fazenda e ambientes funcionais para curtir os finais de semana longe da agitação dos grandes centros urbanos”, recorda Karam. Solicitaçõ­es feitas, cada cantinho do lote de 3.500 m² foi bem aproveitad­o. E tem mais: o terreno plano dispensou intervençõ­es e exigiu apenas a construção de um platô para a abrigar a morada.

Edificada sobre sapatas com vigas baldrames, a estrutura de concreto armado segue pelos 900 m² de área construída. O formato em “L” evidencia a setorizaçã­o das áreas. Ao todo, são três blocos – social, íntimo e serviço. Telhas cinzas do tipo canoa cobrem todo o telhado. “Por desejarem ambientes com pédireito alto, o grande desafio foi criar uma cobertura com volumes diferentes”, diz. A solução foi aproveitar toda a experiênci­a em arquitetur­a e expor as tesouras aparentes.

Logo na fachada é possível conferir o estilo rústico. Tijolos de demolição e pedra madeira revestem todo o exterior. Ao entrar, o pé-direito de 10 m da sala impression­a. “O recurso é ideal para quem deseja desfrutar da boa ventilação, claridade e ainda conferir sensação de amplitude”, acredita. No setor social, cozinha gourmet, estar, jantar, lareira e home theater compõem um único espaço. Tudo é integrado para facilitar a circulação. “A sala de jantar termina no espaço gourmet e se comunica com a cozinha operaciona­l e churrasque­ira”, detalha. Limestone Montdoré estampa os pisos e está em perfeita sintonia com a textura Limestone (Terracor) aplicada nas paredes.

Cinco suítes renovam as energias dos que frequentam o lar. Com pé-direito de 3,5 m e réguas de madeira canela de demolição no chão, é impossível não relaxar nas confortáve­is camas. Ao acordar, basta abrir a janela para sentir-se abraçado pela natureza. Os banheiros receberam pastilhas (Jatobá) nos pisos e box, pintura sobre reboco nas paredes e bancadas de Limestone. “O material é durável e valoriza esteticame­nte o projeto”, destaca. A decoração explora o uso de linho, madeira e pedras.

Ponto de encontro de amigos e familiares, a churrasque­ira é a área mais frequentad­a pelos donos. É por aqui que colocam o papo em dia, fazem reuniões e planejam as próximas festas. O modelo para assar carnes possui base de alvenaria e interior revestido com tijolos refratário­s. A pedra madeira marca presença em todo o exterior. O colorido fica a cargo dos ladrilhos hidráulico­s presentes no chão. Quando bater aquela vontade de nadar, uma piscina 35 m² recebe em grande em estilo a todos. O modelo de concreto armado tem profundida­des entre 0,70 m e 1,80 m e ganhou no interior pastilhas (Jatobá) na cor azul-turquesa. No entorno, o piso cimentício (Castelatto) confere segurança ao sair da água.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ?? ÁREA CONSTRUÍDA: 900 M²
PROJETO: MAURÍCIO KARAM LOCALIZAÇíO: BRAGANÇA PAULISTA/SP Texto Ana Luísa Lage
Fotos Divulgação/Sergio Israel Ilustração AC Design ??
ÁREA CONSTRUÍDA: 900 M² PROJETO: MAURÍCIO KARAM LOCALIZAÇíO: BRAGANÇA PAULISTA/SP Texto Ana Luísa Lage Fotos Divulgação/Sergio Israel Ilustração AC Design
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil